BAHIA EM REVISTA

Restaurantes Populares geridos pela Prefeitura já distribuíram mais de 260 mil refeições gratuitas em 2024

Em seis meses, os Restaurantes Populares Vida Nova, geridos pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), distribuiu mais de 260 mil refeições gratuitas à população em vulnerabilidade da cidade. Este ano, de março até junho, sete equipamentos foram inaugurados pela Prefeitura de Salvador, somando-se aos já existentes nos bairros de São Tomé de Paripe e Pau da Lima.

Com isso, essas novas unidades garantiram a oferta de quase 110 mil pratos balanceados, em quantidade suficiente para combater a insegurança alimentar de forma diária. Em São Tomé de Paripe foram 77.372 refeições, seguido de Pau da Lima (77.359), Águas Claras (53.445) e Periperi (34.900). Enquanto isso, nas unidades recém-inauguradas, Fazenda Coutos lidera a procura, com 7,6 mil refeições; Sussuarana, com 5,5 mil pratos; São Cristóvão, com 3,2 mil refeições; e em Mares e Valéria, 2 mil cada.

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, frisa que a meta do Executivo municipal é expandir o número de equipamentos para dez até o final de 2024. “Além de celebrarmos essa marca que está ajudando a mudar a vida de tantas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, em breve anunciaremos a inauguração do Restaurante Popular de Pernambués, de forma a investir em políticas públicas voltadas para o social. As localidades onde os equipamentos foram instalados são escolhidas de acordo com critérios técnicos, como índices de insegurança alimentar e de pobreza dos bairros”, relata o gestor.

As unidades fazem ainda acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras) e cursos de qualificação profissional, bem como outros serviços do município, a fim de garantir a progressão social dos indivíduos. O funcionamento dos Restaurantes Populares ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com atendimentos por ordem de chegada.

 

Input your search keywords and press Enter.