A Escola Municipal Professora Suzana Imbassahy, no Barbalho, foi uma das unidades de ensino que realizaram, na última quarta-feira (25), a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 – uma das mais importantes ferramentas para medir e aprimorar a qualidade da educação no país. Na escola participaram da prova 57 alunos do 9º ano, nos períodos matutino e vespertino.
Ravi Gabriel Ribeiro, 15 anos, contou que a avaliação foi interessante não apenas para contribuir com a melhoria do ensino ofertado na escola, mas também para ele ter uma visão de como será, no futuro, para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Achei muito importante porque essa prova também ajuda a gente a ter um desempenho melhor no dia a dia e ajuda a escola a trazer mais conteúdos relevantes para a gente. Eu pretendo fazer o Enem e agora eu já tenho uma ideia de como será quando for fazer a prova, como me comportar, e até ter uma ideia de como são as questões”, afirmou.
Conhecimentos adquiridos – Ana Clara Ferreira, 14 anos, contou que ao responder a prova conseguiu observar alguns pontos para aprimorar seus estudos. “As questões de matemática foram fáceis, só senti dificuldade para interpretar algumas. Achei muito legal avaliar a qualidade do ensino aqui na escola”, contou.
Para o aluno Christian Bispo, 15 anos, fazer o exame mostrou que a escola está ofertando um bom ensino. “Gostei porque a prova avaliou os meus conhecimentos adquiridos no decorrer do ano. Não tive muita dificuldade para fazer a prova, não. Os assuntos foram os que já tinha aprendido na escola, então foi bem tranquilo”, disse.
Alunos engajados – Os testes do Saeb começaram a ser aplicados na segunda-feira (23) e seguem até 10 de novembro. Na rede municipal, a avaliação engloba todas as turmas de 5º e 9º anos, que somam 20.138 estudantes de 317 unidades e, de forma amostral, alunos do 2º ano, de seis escolas. A prova é aplicada simultaneamente em várias escolas, conforme agendamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora.
O gestor da escola, Paulo Sérgio Pereira, comemorou o engajamento dos alunos na prova e destacou que a unidade já vinha trabalhando ações para reforçar os conhecimentos dos alunos. Esta medida, explicou, foi adotada porque os estudantes tiveram desafios maiores de aprendizagem no período da pandemia de Covid-19 e essas dificuldades ainda são percebidas. “Este é um processo importante, que dá um feedback sobre como a escola vem trabalhando os conteúdos e o desenvolvimento dos alunos. Tratamos essa avaliação com muito afinco e a gente valoriza muito essa prova”, destacou.
Políticas educacionais – O titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, avaliou positivamente o primeiro dia de aplicação dos testes na rede municipal. “Estamos com um excelente engajamento dos alunos, todas as escolas estão com participação acima de 80%, chegando próximo a 100% em algumas. Isso refletirá na qualidade dos dados. Quanto maior a participação, mais próximos da realidade serão os dados que subsidiarão o desenvolvimento ou melhoria das nossas políticas públicas educacionais”, reforçou.
O Saeb é realizado pelo Ministério da Educação desde 1990 e é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Através da estratégia, é possível medir a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil.