BAHIA EM REVISTA

Programa possibilita nova perspectiva a comerciantes informais de Salvador

A última ocupação de Diana Ribeiro da Paz, de 31 anos e moradora de Boa Vista do Lobato, foi de recepcionista. No entanto, o desejo maior era de trabalhar com arranjos de flores. “Não tinha noção de como comprar material, vendas, orçamento. No entanto, quando soube da capacitação Aprendendo a Empreender, quis participar e o curso abriu a minha mente, o conhecimento chegou e já comecei a empreender”, relatou sorridente, mostrando as fotos já postadas nas redes sociais de produtos que passou a comercializar há menos de um mês.

A capacitação feita por Diana é uma das iniciativas desenvolvidas através do programa Agente de Empreendedorismo, desenvolvido pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura. A apresentação dos resultados do programa e a certificação dos participantes do curso ocorreram no encontro “Chegando Junto – Prefeitura Apoiando e Fortalecendo Vínculos com o Mercado Informal”, realizado nesta segunda-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto e da presidente de honra da entidade parceira do município, Rosário Magalhães, acompanhados de gestores municipais, representantes do Sebrae e Banco do Nordeste – parceiros da iniciativa – e demais autoridades.

“Salvador é uma das cidades com país com o maior número de pessoas trabalhando no mercado informal e a Prefeitura encarou isso como uma oportunidade. Além de todo o esforço para ordenar esse segmento na capital, o programa Agente de Empreendedorismo leva qualificação, conhecimento e experiência para essas pessoas que estão no mercado informal ou têm um comércio pequenininho possam crescer, ter acesso ao microcrédito e, assim, ampliar a sua atividade e até gerar novos empregos através dessa atividade”, relatou o prefeito.

Balanço – A presidente de honra do Parque Social lembrou que o programa é parte integrante do Inclusão Econômica, sétimo eixo do megaprograma municipal Salvador 360, e tem o propósito de dar apoio para que as pessoas possam desenvolver o próprio negócio, além de fortalecer a economia local. “A Prefeitura, junto com o Parque Social, vem buscando fortalecer vínculos e ampliar o diálogo com esse público que tanto precisa e que ocupa uma grande parcela de nossa população ativa em termo de economia informal. Que possa contribuir para o desenvolvimento deles, que eles possam realmente ter melhores condições de vida e atuar com mais profissionalismo e autonomia”, declarou Rosário Magalhães.  

As ações foram desenvolvidas em 51 bairros, 79 escolas, dez Prefeituras-Bairro e a sede do Simm, com a participação de nove orientadores de campo e 90 agentes – estes estagiários dos cursos de Administração e Economia de instituições de ensino superior de Salvador. Em oito meses de atuação, foram realizados mais de 15 mil atendimentos, 2 mil ações, participação de 27 mil pessoas, 3.500 capacitações em parceria com o Sebrae, 4.500 encaminhamentos ao microcrédito do Banco do Nordeste, abertura de novo canal de comunicação através do WhatsApp e 813 parceiros das comunidades prospectados pelos agentes.

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