Investir no próprio currículo tem sido o grande segredo para muitos profissionais ingressarem no mercado de trabalho. A alta concorrência empregatícia gera a responsabilidade de se capacitar cada vez mais para obter um perfil diferenciado frente aos demais candidatos e, pensando nisso, o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) tem oferecido uma série de treinamentos e capacitações ao longo do ano para os trabalhadores cadastrados no órgão, e também aos interessados que precisem ampliar e reciclar o leque de conhecimentos exigidos na atualidade.
Elaborar um bom currículo, apresentar-se adequadamente em uma entrevista de emprego, bem como no dia a dia do campo laboral, aprender técnicas de primeiros-socorros ou controlar os gastos, são alguns dos cursos introdutórios disponibilizados no Ciat. “Fiz o curso de primeiros-socorros e hoje posso trabalhar tanto como socorrista, quanto com atendimento e prevenção na área de saúde, graças à iniciativa do Ciat”, afirmou Regiane Pereira, que participou do curso nos dias 21 e 22 de julho.
Cursos específicos para trabalhadores da indústria também são destaque na grade de profissionalização do Ciat, a exemplo das Normas Regulamentadoras – NR10 (que dispõe sobre a segurança dos serviços que envolvem eletricidade); NR12 (trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos); NR33 (segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados); e NR35 (versa os requisitos mínimos para trabalhos de segurança em altura) – estes ofertados amplamente pelo Centro, devido à intensa procura na cidade.
Neste primeiro semestre, mais de mil pessoas participaram dos cursos, e desse quantitativo, 84% obtiveram excelente aproveitamento. “Graças aos convênios da prefeitura com instituições sérias e tradicionais na aprendizagem profissional, os trabalhadores se capacitam gratuitamente no Ciat e também são avaliados, conforme as diretrizes metodológicas dos cursos”, cita a coordenadora do Ciat, Renoildes Santos.
O curso de Marketing Pessoal foi o grande destaque dessa semana, atraindo centenas de interessados. “Propiciar uma comunicação assertiva, com postura e ética, organizando as melhores formas de se engajar, são alguns dos pilares para obter um bom emprego”, ressaltou a instrutora de educação profissional, Amanda Dantas. A capacitação é feita através do convênio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC com a prefeitura, e devido à grande procura, o Ciat formará turmas mensalmente. “O objetivo é formar mais cinco turmas até o final do ano”, disse o supervisor pedagógico do SENAC, Bruno Oliveira.