BAHIA EM REVISTA

Profissionais de imprensa divulgam Carnaval de Salvador e avaliam retorno da festa

Mais de 2,5 mil profissionais de imprensa foram credenciados para a cobertura do Carnaval de Salvador. Entre os diversos meios de comunicação, tais como rádio, televisão, sites e impressos, os comunicadores contam com suporte de uma sala de imprensa climatizada, montada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) na Praça do Campo Grande. A estrutura possui mesas, computadores e amplo acesso à internet, reproduzindo os mesmos moldes de trabalho disponíveis em uma redação jornalística.

O repórter Victor Pinto, da Band News, já contabiliza nove carnavais em atuação, sempre fazendo a parte de política, mas sem deixar de lado o que está acontecendo na folia. Ele elogiou a estrutura para os jornalistas e se mostrou impressionado com o volume de gente que está indo curtir a festa na cidade.

“Nunca vi um Carnaval tão cheio como esse. Me surpreendi ao ver o Circuito Osmar com a Baiana System, porque é uma luta revitalizar o Centro”, constatou. O profissional também comentou sobre a conectividade pública instalada na região. “A internet está ok, tenho utilizado o wi-fi. A Prefeitura está de parabéns por ter disponibilizado uma rede bacana porque tudo depende da internet. Foto, vídeo, texto, transmissão de rádio, tudo hoje é por ela, então ajuda muito o nosso trabalho”, considerou.

Atuando pela Rede Bahia, o apresentador Renan Pinheiro também avaliou a folia como comunicador. Aos 38 anos, 20 deles cobrindo a festa, o profissional tem achado o Carnaval mais diverso, com vários ritmos se encontrando e uma cobertura especial. “Estamos conseguindo difundir a atmosfera do Carnaval para todos aqueles que são foliões ou não. Estou gostando da descentralização da festa, com novos espaços e shows, palcos em locais mais espalhados. Isso permite que haja um fluxo maior de pessoas. Está espetacular”, elogiou.

Cabines – Para os profissionais de rádio, foram disponibilizadas um total de 22 cabines durante os dias de folia. Nelas, os locutores levam as informações para mais de 350 municípios do interior do estado. São, ao todo, cerca de 90 colaboradores fixos e 200 pessoas circulando diariamente, entre artistas, gestores e demais convidados para as transmissões.

O locutor Marzzo Silva vem fazendo a transmissão para uma rádio, uma WebTV e um site de notícias: “São 13 anos cobrindo o Carnaval e tenho achado este ano tranquilo, apesar de cheio. Nesta edição, tivemos um algo a mais no Centro para os foliões, que a gente louva”.

Sobre estrutura para a imprensa no Carnaval, Silva também não tem do que reclamar. “Não tivemos problema algum. Além de transmitir para a Rádio Excelsior, também estamos com a Salvador TV e o site Salvador Notícias, tudo funcionando perfeitamente”.

Cobertura municipal – A Secom atua de forma intensa com uma equipe de 50 profissionais, totalmente dedicados à cobertura. Todo o material produzido órgão – textos, fotos, áudios e vídeos – é disponibilizado em tempo real, através da Agência de Notícias (www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br) e pelo site da Secom (comunicacao.salvador.ba.gov.br).

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.