O atendimento nas Prefeituras-Bairro de Salvador será limitado apenas a serviços essenciais a partir de segunda-feira (23). A decisão faz parte das novas medidas de prevenção adotadas pela gestão municipal para conter a proliferação do coronavírus em Salvador, mediante o decreto de situação de emergência para o enfretamento da pandemia que será publicado nesta quinta-feira (19).
As unidades administrativas seguem funcionando normalmente hoje e sexta-feira (20), das 8h às 17h. A partir de segunda, elas operação no mesmo horário, contudo, apenas com serviços de confecção do cartão SUS, dispensação de medicamentos e recadastramento no programa Bolsa Família.
A medida afetará as dez Prefeituras-Bairro existentes na capital baiana por prazo indeterminado. As unidades da capital baiana são: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, São Caetano/Liberdade e Valéria.
“A Prefeitura não pode se omitir de ofertar os serviços essenciais. É um movimento de precaução, que visa preservar a integridade tanto dos funcionários quanto da população. Pedimos aos cidadãos que permaneçam o máximo possível nas suas residências”, ressalta o titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão.
Novas determinações – Com o decreto de situação de emergência, a Prefeitura poderá, de forma segura, contratar serviços, comprar insumos e equipamentos de maneira mais ágil, eliminando burocracia, para enfrentar o Covid-19. Dentre as medidas da Prefeitura para evitar a proliferação do coronavírus na cidade está o fechamento de shoppings centers e centros comerciais – excluindo supermercados e postos de combustível – a partir do sábado (21), durante 15 dias.
Também fazem parte das ações o fechamento do Mercado Modelo, Elevador Lacerda e postos do Simm; antecipação da campanha de imunização contra o H1N1 para a segunda (23); distribuição de colchões, material de limpeza e cestas básicas para todos os 47 asilos da cidade, entre outras iniciativas.