A Prefeitura de Camaçari não tem medido esforços para manter as praias limpas e livres das manchas de óleo na costa do município. Na tentativa de minimizar os impactos ambientais, as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), através da Defesa Civil, e do Turismo (Setur) se mobilizam para analisar e recolher o material existente na praia de Itacimirim.
A ação de coleta do material, realizada por voluntários, não teve articulação com Inema, Marinha, Ibama, nem diálogo com a Prefeitura de Camaçari. Para gerenciamento desse resíduo retirado dos corais, notificamos os órgãos competentes. Na manhã da última terça-feira (10/3), uma equipe da Marinha esteve no local coletando amostras para estudo. Em contato com o Comando Unificado, novas amostras foram solicitadas para análise da origem e composição.
A Secretaria do Turismo de Camaçari (Setur) mantém uma agenda permanente de contato com o Comando Unificado estadual formado para gerenciamento da crise ocasionada pelo derramamento de óleo nas praias do Nordeste. A gestão dos resíduos coletados no período entre outubro e dezembro de 2019 segue normas estabelecidas por esse Comando, com autorização para transporte e armazenamento provisório na Cetrel. Por meio da representação no grupo estadual, o município obteve autorização para manejo dos resíduos e para retirada da praia.
“Estamos seguindo as orientações da Marinha, Ibama e Inema para coleta de amostras do resíduo retirado e já tivemos a autorização para deslocamento. A dificuldade inicial foi o acesso com máquinas ao local e o avanço do mar que aterrou os sacos com as placas de óleo solidificado. Com a retirada do material, vamos formar uma nova mesa de comando para definir a gestão desse passivo nas cidades que compõem a Costa dos Coqueiros”, disse o secretário do Turismo, Gilvan Souza.
De acordo com a Defesa Civil, o material, que foi encontrado por um grupo de voluntários, está petrificado e não contamina nem oferece risco aos moradores e turistas que frequentam o local. “O material refere-se a uma mancha de óleo antiga, que foi coberta pela areia. Já estamos realizando a retirada e fazendo o descarte adequado”, disse o coordenador do órgão, Ivanaldo Soares, acrescentando que desde que as manchas de óleo apareceram nas praias, em outubro de 2019, o governo se mantém em alerta para minimizar os estragos causados.
Todo o resíduo foi recolhido com pá carregadeira e transportado por caminhão munck, sendo encaminhado para a Cetrel, que armazena em local adequado até que órgãos ambientais competentes façam a destinação final. Em caso de aparição da mancha de óleo ou alguma substância similar, a gestão pública orienta que entrem em contato com a Defesa Civil de Camaçari, através do telefone 199. As pessoas podem ligar ainda para o número (71) 3622-7755 ou o celular corporativo (71) 98796-9858 ou para o telefone operacional (71) 99981-3641. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.