A Prefeitura montou um esquema especial para a Festa de Iemanjá, que acontece no domingo (2), para dar mais conforto ao público que vai reverenciar a orixá no Rio Vermelho. Os serviços envolvem fiscalização de publicidade irregular, proteção ao patrimônio público, saúde, trânsito, transporte e limpeza, dentre outros.
Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) terá um módulo assistencial montado na Rua Vieira Neto, próximo à Clínica Assistência Multidisciplinar em Oncologia (AMO). A estrutura possui capacidade para dez leitos e funcionará, das 7h às 22h, com uma equipe de atendimento multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor.
Além disso, uma ambulância do Samu ficará à disposição para garantir agilidade nos casos mais graves que necessitem de transferência. A equipe promoverá ações estratégicas junto à Unidade de Pronto Atendimento dos Barris (UPA Barris), localizada na rotatória do Vale dos Barris, na Avenida Centenário.
Publicidade e comércio formal – Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizarão fiscalizações para coibir a ocupação e uso de marquises, exibição de publicidade de atividades irregulares. Além disso, proprietários de bares serão orientados sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro.
Ambulantes – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar com 60 prepostos divididos em cinco equipes móveis em toda a extensão da festa. Fiscais da pasta vão realizar o ordenamento do espaço público, distribuição e organização dos ambulantes e proteção da marca patrocinadora do evento (Ambev/Bohemia). O uso de equipamentos autorizados também será observado.
Guarda municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com 160 agentes no apoio às ações da Sedur, Semop, Transalvador e SMS. Além disso, os guardas vão realizar ações de patrulhamento preventivo ao longo do circuito que compreende a festa.
Salva-vidas – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) vai estar presente com uma equipe de dez profissionais para ocorrências de afogamento na região do evento.
Poluição sonora – Seis agentes de combate à poluição sonora vão fiscalizar se todos os estabelecimentos comerciais estão licenciados e utilizando som dentro dos níveis permitidos pela Lei do Silêncio, de até 70 decibéis, entre 7h e 22h, e até 60 decibéis, das 22h às 7h.
Trânsito – A partir do sábado (1°) até as 6h da segunda-feira (3), o trânsito no bairro do Rio Vermelho passará por algumas alterações, com o propósito de garantir comodidade de quem chegar e sair do bairro. Serão instaladas barreiras e desvios do fluxo de veículos pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Com isso, será proibido estacionar e circular com veículos em determinadas vias e, em outras, serão permitidos estacionamentos provisórios.