A Prefeitura de Salvador lançou a campanha Autista a Bordo, que vai oferecer adesivos gratuitos para veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e tem o objetivo de sensibilizar motoristas a evitar buzinas, faróis altos e ultrapassagens, promovendo um ambiente mais seguro.
A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD) da Sempre, Daiane Pina, explicou que a iniciativa visa fazer com que as pessoas compreendam “a importância de respeitar os veículos com crianças, jovens ou adultos autistas”.
“Para que os demais motoristas não buzinem, não deem farol alto e não tentem ultrapassar caso esse veículo fique mais lento na via, porque, às vezes, alguém pode estar tendo uma crise”, contou Daiane.
Segundo a diretora, os adesivos podem ser obtidos gratuitamente na Sempre, no espaço CIPTEA, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, mediante apresentação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ou laudo de autismo.
Luciano Calazans, músico e pai de uma criança autista, elogiou a iniciativa. “Uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. Essa iniciativa é muito louvável e vai fazer com que as pessoas percebam que existe essa adversidade no trânsito ou em qualquer lugar da vida. Uma iniciativa linda”, declarou.
Para Monique Reis, mãe de duas crianças autistas, o adesivo irá “sensibilizar outros motoristas, já que a buzina e qualquer outra situação pode assustar quem está a bordo, e a gente acabar perdendo o controle. Super importante esse alerta no trânsito”, avaliou.
Criador do projeto Autismo no Buzu, Jeferson Bidu pontuou que a iniciativa da Prefeitura é fundamental. “Eu, como pai de uma pessoa autista, já passei por uma situação em que meu filho entrou em um momento de crise enquanto eu estava dirigindo. A iniciativa é um ganho imensurável para a sociedade. Um trabalho incrível da Prefeitura em criar esse adesivo para nós, soteropolitanos”, completou.
Cleber Casaes, pai de uma criança autista, assinou embaixo: “Esse adesivo é ótimo. Caso a gente precise de algum auxílio ou alguma ajuda no trânsito, esse adesivo vai ser necessário”.