A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) intensificou o trabalho de limpeza de bueiros e caixas de sarjetas em Salvador. O serviço é executado diariamente, mas foi ampliado em razão das fortes chuvas que têm caído na cidade neste verão atípico.
O diretor de Manutenção do órgão, Marcílio Bastos, explicou que o planejamento de limpeza da rede é realizado durante todo o ano, com estudos e diagnóstico de cada item. Com isso, são pensadas soluções criativas, visando trazer melhorias de modo a reativar os sistemas subutilizados.
“A Seman tem feito o esforço de identificar pontos críticos da cidade, iniciando o diagnóstico e identificando os gargalos do sistema. Nesse momento de chuvas fortes, é importante poder administrar o sistema com ações básicas para que o sistema continue operando de forma efetiva”, afirmou.
O descarte irregular de lixo e outros objetos provocaram obstruções em sistemas de drenagens, causando alagamentos. Os profissionais agiram com rapidez para solucionar os problemas, que podem ser evitados com descarte nas caixas coletoras de resíduos, e não nas vias públicas.