BAHIA EM REVISTA

Prefeitura instala Observatório do Clima em circuitos do Carnaval de Salvador

Como parte do projeto Carnaval Sustentável, a Prefeitura de Salvador está promovendo, este ano, o Observatório do Clima nos principais circuitos da folia – Osmar (Centro) e Dodô (Barra/Ondina). Dois equipamentos foram instalados, um deles no Campo Grande e o outro na Rua Dias D’Ávila, na Barra, próximo à Guarda Civil Municipal (GCM), para fazer o monitoramento do ar durante o período. Trata-se de um projeto especial que está contando pela primeira vez com esses equipamentos, que são mais completos e conseguem medir todos os parâmetros previstos pela legislação brasileira por meio do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

“Essa é uma das inovações do nosso Carnaval Sustentável deste ano, que tem como uma de suas vertentes o monitoramento da qualidade do ar no nosso maior evento cultural. Em parceria com especialistas da área, instalamos dois equipamentos estratégicos em pontos de grande movimentação de foliões. Embora esses dois locais representem apenas parte do circuito, esses pontos de monitoramento são essenciais para entendermos melhor a qualidade do ar nesses locais específicos, fornecendo dados valiosos que poderão orientar o planejamento de futuras edições da festa, com foco na sustentabilidade”, afirma Ivan Euler, titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

Saúde pública – O secretário salienta que cuidar do ar que respiramos é fundamental para a saúde pública e para o bem-estar de todos. “A ideia é usar os resultados deste monitoramento para, cada vez mais, tomar decisões informadas e criar uma festa que, além de ser alegre e vibrante, também seja responsável e sustentável. O Observatório do Clima é mais um passo em nossa busca por soluções que promovam um futuro mais saudável para Salvador e seus cidadãos”, diz.

Esta é também uma iniciativa do Grupo de Trabalho C40 para Qualidade do Ar em Salvador, que integra a rede C40 de Cidades para liderança do Clima, na qual Salvador é cidade signatária de Ar Limpo. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Defesa Civil de Salvador (Codesal) e das secretarias de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), de Mobilidade (Semob), de Ordem Pública (Semop), de Cultura e Turismo (Secult), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Saúde (SMS).

Input your search keywords and press Enter.