O projeto de requalificação da Rua Henrique Dias, uma das vias que liga a Praça Irmã Dulce (Largo de Roma) até as proximidades da Colina Sagrada (Bonfim), teve segunda e terceira etapas de obras iniciadas pela Prefeitura. O prefeito Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, esteve na localidade para assinar a ordem de serviço autorizando a intervenção, que vai proporcionar mais conforto e mobilidade tanto para pedestres como para motoristas que trafegam na região, além de solucionar problemas crônicos de alagamentos.
O prefeito lembrou que governar é estabelecer prioridade, e disse que as intervenções por etapas dão mobilidade às vias, ao passo em que a gestão municipal avança em obras em locais críticos da cidade. “Não tem como fazer tudo de uma só vez. Então, a prioridade sempre foi proteger as áreas de risco. Somente este ano, o investimento em manutenção foi de R$113 milhões. Então, proteger áreas de risco, garantir saneamento básico e resolver problemas históricos de drenagem na cidade são as prioridades dessa gestão. E graças a este trabalho, não tivemos vítimas das chuvas este ano, apesar de 45% da população viver em áreas de risco”, declarou Bruno Reis.
Obra – A iniciativa abrange uma extensão de 330 metros, com a recuperação de toda a pavimentação asfáltica, passeios, meios-fios e a implantação da rede de drenagem para o escoamento das águas das chuvas, e garante o reforço na sinalização de trânsito. Os serviços de infraestrutura também alcançarão todo o trecho da Rua Roberto Corrêa, que dá acesso direto à praia de Cantagalo e ao entorno do Largo de Roma.
A obra conta com investimento de R$4,6 milhões, provenientes de recursos próprios do município, e terá duração de oito meses para conclusão. A intervenção acontecerá sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).
Primeira etapa – A primeira etapa da requalificação da Rua Henrique Dias foi entregue à população em setembro deste ano. Além da recuperação com obras de micro e macrodrenagem – o que melhorou o escoamento das águas pluviais e evitou a formação de alagamentos históricos que existiam -, houve recapeamento e construção dos passeios e do meio-fio.
O local foi beneficiado ainda com o conceito internacional de engenharia de tráfego Zona 30, que readequou a velocidade da via para 30 km/h. Com isso, o trajeto recebeu nova sinalização horizontal e vertical, faixas de pedestre, ciclofaixa, novos mobiliários, além de 30 pontos de iluminação em LED. O investimento foi de quase R$6 milhões.
Morador da região há cerca de cinco décadas, o agente de segurança Manuel Henrique dos Santos explicou que a região carecia de uma reformulação intensa. “Quando chovia, ninguém podia sair de casa, por causa dos alagamentos. Hoje, melhorou bastante. É muito importante a intervenção da Prefeitura para resolver esses problemas históricos, desafogar as vias e tornar mais fluido o fluxo de veículos no bairro”, destacou.