Para acelerar ainda mais a vacinação em Salvador e alcançar as cerca de 200 mil pessoas que ainda não retornaram aos pontos de imunização para a segunda dose, a Prefeitura firmou uma campanha junto a lojas, shoppings, bares e restaurantes. Os estabelecimentos comerciais oferecerão a partir de 5% de desconto nos produtos e serviços oferecidos a clientes que se vacinarem contra o coronavírus.
A mobilização já está valendo. “Cada setor vai definir o percentual de desconto e as exigências de comprovação. É a Prefeitura procurando chamar à consciência, estimular e gerar benefícios para que as pessoas voltem para concluir o ciclo vacinal”, disse o prefeito Bruno Reis.
“Os lojistas estão se organizando. É uma campanha que espero que tenha adesão. É isso que vai permitir vislumbrar a retomada da normalidade, o que inclui a realização de grandes eventos”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.
Novas flexibilizações – Devido ao arrefecimento da pandemia da Covid-19 e ao avanço da vacinação, a Prefeitura anunciou novas medidas de flexibilização sanitária. Uma delas é a revogação da exigência de aferição de temperatura em estabelecimentos públicos e privados. A outra é o fim do distanciamento mínimo de um metro entre pessoas em um mesmo ambiente.
“Dos mais de 1,2 milhão que passaram pelas medições nos acessos aos shoppings, não houve nem 100 pessoas identificadas com temperatura acima 37 graus”, explicou o prefeito.
“Também estamos revendo os nossos protocolos de distanciamento, que deixarão de existir. Em todos os estabelecimentos comerciais e escolas vamos tirar a exigência de um metro de distância, mas vamos manter a utilização das máscaras”, completou Bruno Reis.
Ele reiterou que só após a conclusão do ciclo vacinal é que será cogitada a retirada do uso obrigatório da proteção no rosto. “Diferente de outras cidades e estados, daremos outros passos antes disso”.