Com o objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade aos moradores do bairro de Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferroviário, a Prefeitura de Salvador entregou uma nova obra de contenção de encostas, desta vez na Travessa do Cajá. A estrutura é a 545ª área de risco protegida pelo município na última década, e foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis, após um investimento de mais de R$ 2 milhões.
Essa é a quarta obra de proteção de área de risco entregue pela Prefeitura em menos de 30 dias. Antes, o município inaugurou contenções na Rua Emília Couto, em Brotas; e nas ruas Porto Alegre e São Luís, ambas em Tancredo Neves. “Essa aqui, hoje, é a obra de proteção de área de risco de número 545. Temos outras 32 obras de contenção de encosta em execução e mais 48 a iniciar, nas quais vamos investir mais de R$ 100 milhões”, afirmou Bruno Reis durante a entrega.
“São muitas áreas já protegidas, mas não podemos nos descuidar. Precisamos investir ainda mais, precisamos proteger ainda mais áreas de risco. A previsão para o próximo dia 10 é de chuvas, é da chegada de mais um fenômeno da natureza, que a cada vez vem em situações mais extremas. Infelizmente, as mudanças climáticas têm trazido uma série de problemas para as cidades”, completou o prefeito no Alto da Terezinha.
Os serviços realizados incluíram a construção de 509 metros quadrados de muro em alvenaria de pedra e solo grampeado com revestimento em concreto projetado, assim como 96 metros quadrados de cortina atirantada. Além disso, foram implantados passeios em balanço, escadarias em concreto armado, sistema de drenagem e pavimentação em concreto.
“Esse é mais um exemplo de que o trabalho dessa gestão não é somente num momento de chuva, é um trabalho constante para salvar vidas. A obra de contenção, mais do que de engenharia, é uma obra que olha para a vida das pessoas que moram em áreas de risco, seja na parte baixa ou na parte alta da encosta. Uma vez que a obra é realizada, os moradores têm a tranquilidade de poder dormir sabendo que estão num local seguro”, disse o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão.
Proteção – Presente na entrega, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, lembrou que o Alto da Terezinha já conta com um sistema de sirenes de alerta e alarme para deslizamentos de terra, e que a nova contenção chega para reforçar as ações preventivas na região.
“Temos enfrentado os desafios impostos pelas mudanças climáticas, como o aumento da intensidade e da frequência das chuvas. Por isso, torna-se indispensável investir em infraestrutura e em tecnologia, oferecendo segurança e resiliência às comunidades mais vulneráveis”, afirmou Sosthenes.
A dona de casa Maria de Fátima Silva, 56 anos, que mora no Alto da Terezinha há mais de duas décadas, comemorou a conclusão da obra: “Antes, nos dias de chuva, era um pesadelo. A terra descia e ficávamos com medo de perder nossas casas. Agora, com a contenção, me sinto muito mais segura. Além da segurança, ficou muito mais fácil acessar a rua de baixo, porque a nova escadaria melhorou demais a questão da nossa mobilidade”, afirmou.