O Esporte Clube Bahia está em comemoração. O motivo dos festejos é a inauguração do Centro de Treinamento (CT) Evaristo de Macedo, a Cidade Tricolor, que aconteceu na manhã deste sábado (11), com uma série de atrações, entre elas uma homenagem aos sete mortos na tragédia da Fonte Nova em 2007, que foram lembrados em uma obra do artista plástico Bel Borba.
O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, comentou que o CT tem um nível europeu com projetos grandes para o futuro. “Temos tranquilidade para projetar um futuro intenso para o Bahia. É uma mudança de patamar que vai nos colocar entre os cinco principais clubes do país em termos de estrutura para treinamento, destacou.
O prefeito Elinaldo Araújo ficou feliz com a novidade e na ocasião entregou o Projeto de Lei que isenta o Clube de pagar 70% de taxas de impostos. “A vinda de um clube tão grande como Bahia abre possibilidades para gerar economia dentro do município e isso é muito bom. E entendendo a importância desse equipamento entrego o Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores, onde Camaçari dá isenção de 70% dos impostos”, ressaltou o gestor municipal, acrescentando que firmará um convênio para o desenvolvimento de atividades sociais com os jovens do município, dentro do esporte.
O nome do maior centro de treinamento do Norte-Nordeste, a Cidade Tricolor, Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, é uma homenagem ao ex-técnico, que ganhou o Campeonato Brasileiro de 1988 com o Tricolor. “Uma belíssima homenagem, algo incrível. Com certeza, um dos momentos mais memoráveis da minha trajetória no futebol” disse o ex-comandante da equipe.
O evento foi aberto para todos os sócios adimplentes do clube (pouco mais de 43 mil), que na ocasião puderam fazer uma visita para conhecer as dependências do local que substituirá o Fazendão.
Equipamento – Com mais que o dobro do tamanho do Fazendão, casa do Bahia desde 1979, a Cidade Tricolor promete um suporte de ponta para os atletas. A área do centro de treinamento tem 35 hectares, seis campos (quatro em atividade e dois em construção), academia, departamento médico, além de concentrações para o time profissional e para a base, totalizando 57 quartos à disposição.
São 41 salas, 65 banheiros e vestiários, além de 17 instalações de treinamento. A área ocupada para edificação desses espaços soma aproximadamente 150 mil m², com terreno disponível para uma futura ampliação. Entre os outros espaços que se relacionam com o futebol, estão a piscina, academia multifuncional completa, sauna, biblioteca, salão de jogos, auditório, consultórios, alojamento para concentração, sala de imprensa, refeitório com estrutura de cozinha industrial, lavanderia e almoxarifado.
A nova estrutura conta ainda com uma área administrativa, onde funcionará uma loja do clube e um hotel, chamado Hotel do Futebol, que hospedará não só o elenco, mas também torcedores que queiram passar uns dias por lá.