Ter um pequeno negócio é algo cada vez mais valorizado em Salvador. E foi ressaltando a importância do trabalho de pequenos e médios empreendedores que o prefeito Bruno Reis certificou 354 ambulantes que atuam na região do Centro Histórico. Além dos certificados de conclusão das oficinas de capacitação ofertadas pelo programa Sou Salvador, iniciativa municipal de qualificação, promoção e reordenamento dos trabalhadores do comércio informal, os comerciantes receberam novo fardamento (colete, boné e pochete) e a boa notícia de que os débitos junto ao município foram zerados e que, muito em breve, todos poderão ter acesso a empréstimos com juros baixos, por meio do programa CredSalvador, criado para impulsionar a economia local.
A entrega dos kits foi realizada ao lado dos titulares das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, no campus da Unifacs, em Nazaré. A ação faz parte da primeira etapa do programa, que envolveu a realização de workshops entre julho e agosto, nas seguintes temáticas: Mercado Informal no Contexto Turístico, Marketing e Vendas, Hospitalidade/Recepção e Qualidade no Atendimento, Educação Financeira, Conhecimento das Principais Localidades Turísticas do Centro Histórico e Manipulação de Alimentos e Produtos.
Vendedora de lanches e bebidas há 17 anos, no entorno da Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, Vanda Gomes, 38 anos, afirmou que a capacitação abriu novos horizontes em seu empreendimento. “Sempre podemos aprender mais. E com o curso aprendi a ter mais zelo e cuidado com os clientes, melhorando e tornando diferenciado o atendimento, agregando conhecimento e garantindo o aumento das vendas”.
“Esse trabalho tem como foco os empreendedores, que são importantes agentes para o funcionamento da economia da cidade, fortalecendo o empreendedorismo. A intenção é aperfeiçoar o Treinar Para Empregar, ampliando o leque de programas a partir do Sou Salvador, utilizando o Centro Histórico como projeto-piloto, tendo o ambulante como vitrine neste trabalho, visando sempre o fortalecimento desta atividade e expandindo o programa por toda a cidade”, afirmou a secretária Mila Paes.
Certificado – A certificação obtida com a conclusão dos workshops dá direito aos trabalhadores de obter licença para atuar em suas respectivas atividades, de forma regular. Os novos fardamentos entregues possuem número de identificação vinculado à licença, além de um QR Code para controle de pesquisa de satisfação dos serviços prestados aos clientes.
Próximos passos – Com a conclusão dos workshops, a etapa seguinte será de recadastramento e ordenamento dos participantes. A terceira e última fase é de acompanhamento e avaliação. Nela, haverá participação intensa de fiscalização para garantir o ordenamento dos ambulantes Centro Histórico.
O Sou Salvador tem o objetivo de aperfeiçoar a mão de obra dos ambulantes da cidade, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos trabalhadores, além da melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas.
O projeto é desenvolvido pela Semdec, Semop, Secult, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wakanda Educação Empreendedora, Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), Parque Social, Universidade Salvador (Unifacs).