BAHIA EM REVISTA

Prefeitura anuncia unidade de saúde na avenida Gal Costa

Uma antiga demanda de uma das áreas mais carentes de Salvador começa a se tornar realidade nesta terça-feira (6), com a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Gal Costa, em São Marcos. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais gestores e autoridades municipais, imprensa e moradores da região.

O prefeito salientou com números o esforço realizado pela administração municipal, desde 2013, para expandir a cobertura na área de Atenção Básica em Salvador – a capital baiana registrava um dos piores índices do país nesse setor, no fim de 2012. “Os números são reveladores. A cobertura da Atenção Básica na região do Distrito Sanitário de Pau da Lima, por exemplo, era de pouco mais de 8%. Em 2019, vamos ter cerca de 70% da população assistida pelos serviços básicos de saúde no mesmo distrito. Isso só é possível com a construção de novas unidades e disponibilização de médicos, auxiliares e agentes comunitários para trabalhar com equipes consistidas nessas unidades.”

O novo equipamento já é aguardado com ansiedade por moradores como Geane Alcântara, de 28 anos, mãe de dois meninos e grávida de oito meses. “Aqui precisa muito deste posto. A gente costuma ir para a Sussuarana Velha, mas a unidade lá é cheia. Para fazer um exame logo, temos que pagar nas clínicas do bairro”, relatou.

As irmãs Alessandra dos Santos, de 29 anos, e Cassiane, de 17 anos, relataram a dificuldade de conseguir acesso a serviços básicos como consultas, retirada de medicamentos e até mesmo vacinação. “Esse posto aqui vai ser uma salvação. Há muito tempo esperamos por isso”, salientou Alessandra.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.