A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abrirá na próxima semana um pré-cadastro para vacinação de idosos com idades entre 60 a 79 anos. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis durante a entrega da unidade com suporte ventilatório pulmonar em Valéria, e visa melhorar o planejamento do município no processo de imunização contra a Covid-19.
“Já utilizamos todas as primeiras doses nessa primeira fase da campanha. Foram mais de 116,3 mil vacinas aplicadas. Agora estamos nos antecipando à chegada de novas doses, estabelecendo um cronograma vacinal para ganhar tempo e melhorar todo o processo”, explicou Bruno Reis.
O pré-cadastramento ocorrerá pelo site saude. salvador. ba. gov. br, onde será possível consultar o nome. O idoso que já estiver cadastrado será vacinado conforme cronograma a ser divulgado pela Prefeitura, quando chegarem as doses para este público. Quem não estiver cadastrado e for residente em Salvador, deve realizar o recadastramento on-line pelo link www. recadastramento. saude. salvador. ba.gov. br.
Se o idoso não estiver cadastrado e não residir em Salvador, para alteração de município de residência, deve acessar o site horamarcada. salvador. ba. gov. br para agendar o atendimento em uma Prefeitura-Bairro. No dia e local agendado, deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência na capital. Qualquer dúvida poderá ser solucionada através do Fala Salvador, no número 156.
Na primeira semana do processo, ou seja, de segunda (22) a sexta-feira (26), o pré-cadastramento estará disponível para idosos na faixa etária de 75 a 79 anos; na segunda semana (dias 1º a 5 de março), de 70 a 74 anos; na terceira (dias 8 a 12 de março), de 65 a 69 anos; e na quarta semana (dias 15 a 19 de março), de 60 a 64 anos.
Comparativo – Na ocasião, o prefeito divulgou uma tabela comparativa com estimativa da previsão da população idosa a vacinar e quantidade de imunizados até o presente momento na capital. O quadro indicou que, para o público acima de 90 anos, a projeção inicial era vacinar 6.315 pessoas. O número de imunizados, contudo, subiu para 9.350. Na faixa etária de 85-90 anos, a estimativa era alcançar 10.857 pessoas. Mas a quantidade também foi maior, chegando a 13.268 vacinados.
Na faixa etária de 80-84 anos, o planejamento antes era imunizar 21.042 idosos. Porém, o recadastramento realizado pela Prefeitura mostra que 23.698 devam ser vacinadas. Por conta da falta de nova remessa da vacina, no entanto, até o momento apenas 6.706 receberam os imunizantes.
Testes – Dentro das ações preventivas de combate à pandemia, a Prefeitura ampliará os locais onde a população poderá realizar testes para detecção da Covid-19. Serão 54 unidades de saúde que oferecerão o serviço em todos os distritos sanitários de Salvador.
Locais dos testes por Distrito Sanitário
Centro Histórico: UBS Pelourinho e UBS Santo Antônio.
Itapagipe: USF Joanes Leste, UBS Ministro Alckimin e USF São José de Baixo.
São Caetano/Valéria: USF Deputado Luiz Braga, UBS Péricles Laranjeiras, USF Alto Do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato e USF Recanto da Lagoa.
Liberdade: USF San Martin I, USF San Martin III, USF IAPI e USF Santa Mônica.
Brotas: USF Santa Luzia.
Barra: USF Sabino Silva, USF Garcia, USF Federação, USF Alto das Pombas e USF Calabar.
Boca do Rio: USF Curralinho, UBS Cesar de Araújo e USF Parque de Pituaçu.
Itapuã: USF Professor Eduardo Mamede, USF Jardim das Margaridas, USF Parque São Cristóvão , USF Vila Verde (Jardim Campo Verde) e USF Ceasa I E II.
Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho, USF Sussuarana, USF Mata Escura, USF São Gonçalo, USF Barreiras e UBS Calabetão.
Pau da Lima: UBS Doutora Cecy Andrade, USF João Inácio Roma Filho, USF Cambonas, USF Canabrava, USF São Marcos e USF Vila Nova Pituaçu.
Subúrbio Ferroviário: USF Itacaranha, USF Ilha Amarela, USF Teotônio Vilela, USF Fazenda Coutos 3 e USF Cocisa.
Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X, USF Jaguaripe, USF Cajazeiras XI e USF Fazenda Grande III.