A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), abriu inscrições para o Edital Samba Junino Ano VII. O processo de inscrição de propostas poderá ser feito até o dia 3 de fevereiro próximo, por meio do site www.fgm.salvador.ba.gov.br.
A chamada contempla quatro categorias: Mestres, Ensaios e Arrastões, Festival e Formação e Memória, com a possibilidade de aprovação de até 25 propostas. Este ano, a FGM elevou os investimentos em mais R$ 100 mil, totalizando um aporte de R$ 400 mil.
Os recursos são provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Esse valor assegura suporte financeiro a projetos que promovam as políticas culturais do município, valorizem o Samba Junino como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador e fortaleçam o Plano de Salvaguarda.
Além disso, o edital visa selecionar e premiar os Mestres e Mestras do Samba Junino, em reconhecimento pela trajetória, atuação e contribuição para a salvaguarda dessa manifestação, bem como para a transmissão de conhecimentos às novas gerações.
Requisitos – Podem participar da seleção as pessoas físicas maiores de 18 anos, microempreendedores individuais (MEI), pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural, sem fins lucrativos, além de grupos ou coletivos artístico-culturais sem constituição jurídica que sejam domiciliados ou sediados em Salvador. Os proponentes interessados devem possuir experiência comprovada de atuação no segmento Samba Junino na cidade de Salvador.
Seguindo a política de reserva de vagas implementada na FGM, com o intuito de promover a igualdade e combater a discriminação, será aplicada a reserva mínima de 50% do aporte financeiro deste edital para proponentes autodeclarados negros (pretos e pardos), 10% para proponentes autodeclarados indígenas e 5% para proponentes PCD – Pessoa com Deficiência.
Especificamente na Categoria Mestres, Pessoa Física, para participar, os proponentes deverão gravar um vídeo (sozinho ou com o auxílio de outra pessoa), contendo as respostas às perguntas do “Roteiro para Apresentação de Propostas por Vídeo”, conforme as orientações do Anexo I do edital. O vídeo deverá ser gravado, preferencialmente, com o celular na posição horizontal e ter duração máxima de 20 minutos.
Nas demais categorias, os proponentes deverão realizar a apresentação da proposta, bem como fazer o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição fornecido pelo sistema, além de anexar os demais documentos exigidos pelo certame. O edital completo pode ser acessado no site da FGM e as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].