BAHIA EM REVISTA

Prefeito Bruno Reis destaca avanços, anuncia entregas e diz que 2023 será o ano da inclusão

Com a proposta de fazer de 2023 o ano da inclusão, o prefeito Bruno Reis destacou nesta quinta-feira (2), durante Mensagem do Executivo à Câmara Municipal, no Plenário Cosme de Farias, os avanços conquistados nos últimos anos na capital baiana e anunciou entregas para os próximos meses. No texto, ele citou o legado deixado por Santa Dulce dos Pobres, elencou ações para as áreas essenciais, ressaltou o retorno das festas populares e afirmou que, para ele, “educação é uma verdadeira obsessão”.

Entre as iniciativas citadas para 2023 estão o início das obras da primeira maternidade municipal, a implantação da Escola Infantil Bilíngue e a primeira Escola TEA, para crianças com Transtorno do Espectro Autista. O prefeito também elencou ações para corrigir a defasagem no aprendizado e o aumento da evasão escolar provocados pela pandemia. Participaram da solenidade o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, além de vereadores, secretários municipais, demais autoridades e lideranças.

“Entramos em 2023 ainda mais confiantes. Será um ano de muitas novidades nessa cidade que, afinal, volta a ser o que é. Alegre e vibrante. Encantando moradores e turistas depois de dois anos retraída pela pandemia. Voltamos a ter a melhor Festa da Virada do Brasil. Daqui a pouco vamos ter de volta o melhor Carnaval do mundo. E ao longo do ano, o retorno das nossas festas populares e festivais, retomando tudo o que há de melhor em Salvador”, disse Bruno Reis.

“Quero que este seja um ano especial. Em que vamos trabalhar dobrado para aprofundar o combate à pobreza. Em que vamos mobilizar a Prefeitura, esta Casa, toda a cidade para fazermos de 2023 o Ano da Inclusão”, continuou o prefeito, ao ressaltar que o início deste trabalho será pela educação.

No texto, o chefe do Palácio Thomé de Souza destacou a parceria com o Legislativo soteropolitano na busca por uma cidade cada vez melhor. “Não vejo aqui apenas o cumprimento de uma liturgia. Vejo, acima de tudo, um encontro de pessoas unidas pela vontade de desenhar o melhor futuro para nossa capital”, afirmou.

Saúde – Além do compromisso de implantar a primeira maternidade municipal, Bruno Reis destacou a entrega do Primeiro Hospital Municipal Veterinário de Salvador, que já está com obras avançadas. Ao falar sobre a maternidade municipal, o chefe do Executivo destacou a importância da iniciativa para a ampliação da assistência às gestantes, área em que a Prefeitura já atua através do Programa Mãe Salvador, que estimula a gestante a realizar todo o ciclo dos exames pré-natal, oferecendo inclusive as passagens de ônibus e o enxoval do bebê.

Entre os feitos já alcançados na saúde, o prefeito lembrou a ampliação da cobertura da Atenção Básica (de 18% para mais de 60%). “A saúde de Salvador também era a última do país em cobertura, equipe e estrutura física. Transformamos tudo isso. Mais que triplicamos a cobertura da Atenção Básica e também criamos um dos melhores sistemas de vacinação do país”, pontuou.

Só no ano passado, foram 670 novos médicos contratados e 10 novas unidades entregues, entre PSFs, CEO e as instalações do Samu. “O desempenho de Salvador na pandemia é exemplo categórico de como esses avanços foram fundamentais para salvar vidas. E seguimos mudando a Saúde. Agora com nossa vice-prefeita à frente da pasta, minha querida Ana Paula, que acabou de assumir, tenho certeza que vamos avançar ainda mais”, disse o prefeito.

Ainda na saúde, o gestor destacou para este ano a entrega da Escola de Saúde Pública, para reciclar e qualificar os profissionais da rede, e do Pronto Atendimento (PA) de Ilha de Maré, que possibilitará às ilhas terem, pela primeira vez, atendimento médico 24hs. Ainda em 2023, será executado o Serviço Saúde Itinerante, com duas unidades móveis com equipes multiprofissionais para a realização de 14 mil procedimentos mensais, entre consultas, ultrassonografias, ecocardiograma, mamografia e eletrocardiograma.

Educação – Bruno Reis afirmou que a Prefeitura implantará a Escola Infantil Bilíngue e a primeira Escola TEA, uma unidade especializada em atender crianças com Transtorno do Espectro Autista. O ano de 2023 será definitivo para mitigar os efeitos da pandemia na educação, como a defasagem e o aumento da evasão escolar.

“Sabemos que um dos piores efeitos da pandemia no Brasil, e no mundo, foi a defasagem no aprendizado e o aumento da evasão escolar. Nós não vamos aceitar isso. Para mitigar os danos, precisamos acelerar ainda mais as transformações em curso. Colocar todas as estruturas da Prefeitura no aprimoramento da escola. Para tornar as práticas em sala de aula mais atrativas, o currículo mais conectado à tecnologia e o aluno focado desde cedo na construção do seu futuro”, discursou.

A Escola TEA visa ampliar as ações de ensino inclusivo da capital baiana e o projeto da Escola Infantil Bilíngue visa ofertar aos alunos da rede municipal o contato com línguas estrangeiras ainda na primeira infância, facilitando o aprendizado. “Tanto na creche como na pré-escola, nossas crianças vão passar a aprender em espanhol e em inglês, tendo assim a chance de ganhar aquela fluência natural num idioma estrangeiro que só a primeira infância permite”, disse.

Bruno Reis destacou a implantação de um inédito programa de Educação Digital em Salvador, com a entrega de 106 mil tablets com chip de conexão à internet para cada estudante do 1º ao 9º ano da rede municipal e a entrega de 8 mil chromebooks com chips para professores. Além disso, a distribuição de kits multimídia, assegurando um ambiente virtual de aprendizagem dentro e fora da escola.

“Estamos ensinando às nossas crianças letramento digital, programação e até como produzir games. Como filho de professora, bem sei o quanto a educação oferece perspectivas de ascensão social para os filhos de família pobre. Para mim, a educação é uma verdadeira obsessão”, afirmou Bruno Reis.

O prefeito ainda destacou entregas feitas no seu mandato. Foram 12 novas escolas construídas, mais a reforma e ampliação de outras 143. “Temos 15 novas em construção e outras 21 a iniciar. Salvador terá, até o fim do meu mandato, 48 escolas construídas. Ou seja, nossa cidade vai contar com uma nova escola a cada mês. Hoje, Salvador tem 85% da estrutura física renovada. Ao final do meu mandato chegará a quase 100%”, disse.

Infraestrutura – Ao tratar de obras de infraestrutura urbana e habitacional, o gestor municipal anunciou o aumento do valor do Morar Melhor para R$ 11 mil por residência e a inscrição de mais 10 mil famílias no programa. Desde 2021, já foram mais de 7 mil casas reformadas.

“Ou seja, vamos fazer mais 10 mil obras de reforma de telhado, banheiro, piso, reboco, pintura e o que for da necessidade e do desejo do morador. E trago ainda outra novidade: o valor da reforma vai aumentar. Agora o Morar Melhor vai destinar até 11 mil reais por residência”, salientou.

Uma das promessas de campanha do prefeito, o Ginásio de Esportes Olímpicos também começará a ser construído este ano, para suprir a lacuna deixada pela demolição do Balbininho, oferecendo aos jovens oportunidades no esporte de alto rendimento.

Bruno citou outras obras que serão inauguradas este ano, como a Ligação Pau da Lima-Gal Costa, o Pontilhão Marcos Freire e novos viadutos. Ele também frisou os programas de construção de moradia, que já promoveram a entrega de quase 2 mil novas casas. “Transformamos as ruínas das obras inacabadas do Mar Azul em um belo conjunto de residências”, disse.

Bruno Reis também destacou que seguirá cumprindo um dos seus principais compromissos de campanha, o Bairro Novo Vida Nova, que une obras e ações sociais para a inclusão de famílias em extrema-pobreza. O prefeito citou ainda o Mané Dendê, contemplando 5 bairros do Subúrbio: Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. “Pelo Bairro Novo, estamos realizando saneamento, urbanismo e construção de casas. Pelo Vida Nova, implementamos ações de Educação, Emprego e Assistência Social”.

Outras iniciativas – Entre as ações planejadas para este ano, estão a inauguração do maior eletroterminal público do país – com capacidade e potência para abastecer até 20 ônibus elétricos; a entrega do Museu da Misericórdia reformado, o Arquivo Público Municipal e a Casa das Histórias de Salvador.

Dando continuidade à política de fomento à economia, será iniciada a segunda fase do programa de microcrédito CredSalvador e haverá o lançamento do Salvador Nova Economia, iniciativa em parceria com universidades e empresas para estimular startups e negócios de base tecnológica.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.