Equipes de quatro secretarias municipais deram continuidade, na manhã deste domingo (21), às ações de fiscalização para conter aglomerações e fazer valer o decreto que proíbe o acesso às praias de Camaçari, como forma de conter a ampla disseminação da Covid-19. A iniciativa, que foi intensificada e ampliada desde o último Decreto Municipal de número 7.473, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) n.º 1.605, na sexta-feira (19), contou com dois grupos de trabalho, que atuaram de forma simultânea, uma de Busca Vida à Arembepe, e a outra, de Barra do Jacuípe à Itacimirim.
De acordo com a gestora da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, os órgãos públicos estão em parceria, unindo forças no combate à propagação do novo coronavírus. “Estamos no momento mais extremo da pandemia e precisamos do apoio da sociedade, evitando aglomerações, usando máscara, seguindo as orientações sanitárias quanto à higienização das mãos e mantendo o distanciamento social”, disse, ao acrescentar que a ação conta com a parceria da Polícia Militar.
Ainda na ocasião, a secretária da Sedur informou que a ação acontece durante todo o dia, com a fiscalização das praias, para que seja cumprido o decreto municipal. No sábado (20/2), foi realizada uma ação educativa e neste domingo segue com equipes na costa, realizando ação de supervisão e controle.
O comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) da Bahia, major André Presa, acompanhou a ação e explicou a contribuição das guarnições nesta operação. “Recebemos os decretos do Governo do Estado e do Prefeito de Camaçari e a ideia é cumpri-los, juntamente com os órgãos, e dar esse apoio, orientando as pessoas para que a gente possa combater o vírus, principalmente, nesse momento tão difícil que a Bahia e Camaçari estão enfrentando”, disse e em tempo fez um apelo: “estamos aqui para ajudar e trazer o bem-estar da população e é importante que os cidadãos se conscientizem que é um momento complicado, um momento difícil e que todos têm sua participação, ficando em casa e procurando se proteger, porque só juntos é que vamos vencer”, finalizou.
De acordo com as novas medidas estabelecidas no decreto, ficam interditados, pelo período de 15 dias, a contar da 0h do dia 21/2 (domingo), até o dia 5 de março, com proibição da utilização e circulação de pessoas, os seguintes espaços públicos: praias, jardins públicos, praças públicas, campos e quadra esportiva, parques públicos, dentre outros.
A administração pública acrescenta que para o registro de reclamações relacionadas ao descumprimento das medidas de combate ao coronavírus, como aglomeração, som alto e locais abertos depois das 21h, o cidadão pode entrar em contato por meio do telefone 0800 284 6734. O atendimento está disponível à população de domingo a domingo, de 8h à 0h.