Durante os seis dias oficiais de Carnaval, de 20 a 25 de fevereiro, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) totalizou 8.688 mil demandas, sendo 98,8% contabilizadas pelas equipes de rua e 1,2% atendidas gratuitamente via call center, pelo 156 (Fala Salvador). Em relação a 2019, o órgão registrou, na pesquisa de 2020, um aumento de 6,12% nos atendimentos. Entre as sugestões dos foliões à Ouvidoria, o destaque foi para o fortalecimento do Circuito Osmar (Campo Grande).
Do total deste ano, 34% dos registros foram elogios com relação a organização da festa, acesso aos circuitos, limpeza dos banheiros climatizados, higienização dos circuitos e atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).
A maioria das solicitações, 55,1%, diz respeito a informações gerais sobre o Carnaval. Entre as principais dúvidas estavam informações sobre acesso aos circuitos, horário das atrações, locais de entrada das arquibancadas, acesso aos camarotes e localização de estabelecimentos. Do total de registros, 5,6 % foram sugestões.
Para o ouvidor-geral do município, Humberto Viana, a OGM mais uma vez consolidou o trabalho de escuta feito durante a folia. “Esse novo cenário se deve ao perfil da Ouvidoria, mais presente e atuante na intermediação das demandas requisitadas, fruto da colaboração efetiva dos órgãos operacionais. Em oito anos atuando no Carnaval, durante a gestão do prefeito ACM Neto, a Ouvidoria se consolida, de vez, como referência nacional em grandes eventos”, afirma.
Sugestões – Entre os palpites mais citados estão melhorias na organização do evento, a exemplo da inclusão do Furdunço, Fuzuê e outras atrações no Circuito Osmar, a criação de uma vila infantil, o melhor aproveitamento da Praça do Campo Grande, aumento da quantidade de lixeiras, mudanças na localização de pontos de ônibus, acesso mais fácil aos circuitos e mudança na exclusividade da cervejaria.
Ainda de acordo com o balanço da Ouvidoria, 4,3% foram solicitações de serviços como endereço de postos para acesso a preservativos, informações sobre postos de fiscalização de poluição sonora, varrição das vias, lavagem de rua e fiscalização de mototáxis.
Satisfação – A pesquisa registrou apenas 1% de reclamações de foliões relacionadas a organização do evento, incluindo a estrutura física da Praça do Campo Grande, e sobre as atrações do Circuito Osmar.
Foram contabilizadas algumas queixas sobre a conduta de motoristas de táxi, agentes de trânsito, localização de pontos de ônibus e horários das atrações. Ainda de acordo com a Ouvidoria, houve apenas uma ocorrência referente à atuação da Guarda Civil Municipal, que foi prontamente encaminhada para averiguação. Além disso, houve uma redução em 50% nas denúncias, se compradas ao Carnaval do ano passado.