Em clima de festejos natalinos e do Réveillon, moradores do bairro de Periperi, no Subúrbio de Salvador, comemoram a inauguração do novo campo de futebol de grama sintética da Praça da Sol, na Rua da Glória. A Arena Digo Brunelli, que leva o nome de um antigo morador e um dos grandes incentivadores do espaço, foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, após passar por diversas melhorias. O investimento foi de R$ 514 mil.
O espaço esportivo é um dos atrativos mais demandados pela população local para partidas e torneios de futebol, estimulando a modalidade esportiva entre jovens e adultos. Os serviços feitos pela Prefeitura envolveram nivelamento do piso, colocação de brita graduada, de manta, gramado sintético, areia e borrachinhas de amortecedores.
“É com muita alegria que venho aqui celebrar parte do Natal aqui no Subúrbio com a entrega deste campo da Praça do Sol, que passa a se chamar Arena Digo Brunelli, a pedido dos próprios moradores. Esse equipamento aqui reflete a diferença da cidade do presente para a do passado. Esse campo estava todo acabado. Hoje a realidade dele é iluminação em LED, grama e tela de proteção, entre outros atrativos”, declarou Bruno Reis.
O chefe do Executivo municipal também ressaltou que 80% dos recursos municipais são investidos nas áreas mais carentes de Salvador. Somente na em Periperi, foram realizadas obras como o Conjunto Habitacional Guerreira Zeferina, requalificação do Canal do Paraguari, nova drenagem e urbanização do Recanto da Urbis com a Rua Daiane Matos – obra mais votada pelos moradores através do programa Ouvindo Nosso Bairro. Em breve, será iniciada a construção de mais um empreendimento habitacional com 200 unidades, entre Vista Alegre e Periperi – e a requalificação do trecho de orla entre Itacaranha e Escada.
Sonho realizado – Nascido no bairro, o aposentado Nei Brunelli, 60 anos, irmão do homenageado, revelou que a intervenção era um desejo antigo dos moradores. “A comunidade está muito agradecida com essa intervenção. O campo era de barro e, quando chovia, a gente não conseguia brincar, era muita lama. Agora o baba vai ter muito mais qualidade. Aqui tem três escolinhas de futebol, que ajudam a tirar as crianças e jovens da rua e incentivam o esporte. Além disso, as escolas também vão poder utilizar o espaço para educação física e demais atividades. Foi uma ação muito boa”, relatou.
Para Elissandro Florindo, a Arena Digo Brunelli é um presente de Natal e aniversário antecipado – ele completa 42 anos neste domingo (25). “Esse campo tem uma representatividade muito grande para a comunidade. O espaço sempre foi mantido por moradores antigos, tinha outra estrutura, e vai ajudar a dar mais oportunidade às crianças e jovens aqui ingressarem no esporte. O futuro chegou”, declarou Florindo, que é presidente da Liga Desportiva da Praça do Sol.
“Hoje, véspera de Natal, é uma data muito especial e simbólica para presentear a população com a entrega deste equipamento esportivo e de lazer. Temos a certeza de que este será um ponto de encontro e convívio para pessoas de todas as idades, onde as famílias se sentirão à vontade para frequentar. Será também um espaço que irá fortalecer vínculos sociais e comunitários, além de receber cada vez mais competições locais”, destacou o titular da Sempre.
Balanço – Atualmente, a capital baiana soma 22 campos municipais com grama sintética. Outros 71 equipamentos estão passando por obras e mais de 500 espaços esportivos públicos do tipo, incluindo quadras poliesportivas, foram reformados ou construídos