Promovido pela Prefeitura de Salvador, o maior programa de consulta popular do país, o Ouvindo Nosso Bairro, foi institucionalizado e aprovado como Projeto de Lei 355/2017, na semana passada, na Câmara Municipal de Salvador. A partir de agora, a iniciativa deverá ser executada em todo primeiro ano de mandato dos próximos gestores que assumirem a administração municipal.
“Em Salvador, sempre ouviu-se falar em orçamento participativo e nunca foi realizado por alguém. O Ouvindo Nosso Bairro é o orçamento participativo verdadeiro e efetivo, pois ouve a população e realiza as prioridades dela”, pontua Ana Paula Matos, diretora-geral das Prefeituras-Bairro, órgão responsável pela execução do programa.
Ela acredita que a obrigatoriedade da consulta irá reforçar na população o desejo de contribuir ativamente com a capital baiana. “As pessoas viram o resultado do trabalho e o engajamento na segunda edição foi ainda melhor. A Prefeitura desenvolveu novas tecnologias, apreendeu com o processo e aperfeiçoou o modelo. Tornar obrigatório a consulta popular e democrática não é um favor. Todo cidadão tem o direito de ajudar no desenvolvimento da cidade”, completa Ana Paula.