A Orbi Química vai iniciar as obras de implantação de sua fábrica em Camaçari já no próximo mês de março, após a empresa avançar na transferência do terreno e obter da prefeitura a autorização para início das intervenções. A confirmação do começo das obras, que devem durar de seis a oito meses, foi dada pelo diretor geral da Orbi Química, Rogério Fiorotto.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Camaçari negocia com a empresa a instalação da fábrica no município, de forma a promover geração de emprego e renda e, assim, beneficiar a economia local. A gestão tem, ainda, um amplo programa de atração de investimentos para a cidade.
“A nossa ideia é começar já em março usando parte da nossa mão de obra e contratação local. Toda a compra de insumos para a obra vai ocorrer em Camaçari. Já avançamos na transferência do terreno e nessa parte mais burocrática”, conta Fiorotto, ao ressaltar que, em funcionamento pleno, a Orbi de Camaçari irá gerar 120 empregos.
Segundo ele, a fábrica poderá iniciar sua operação antes mesmo do fim das obras. “Nós já temos um primeiro barracão pronto e equipamentos que estão no porto. Não precisamos terminar a fábrica para começar a produção. Com dois barracões já podemos operar”, afirma.
Além da economia de Camaçari e da Bahia, a Orbi vai beneficiar também outras regiões. “Nossa ideia é que 68% da nossa produção saia de Camaçari, que vai atender Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dada sua localização geográfica privilegiada. A gente fomenta também fornecedores do Nordeste. Vamos ter materiais vindos do Recife (PE), além de fornecedores locais que estão ou não dentro do Polo Petroquímico”, diz.
“Temos o compromisso de um fabricante de embalagens que também deve se instalar em Camaçari para nos abastecer, podendo gerar mais empregos ainda para o município”, complementa Fiorotto.