A operação Cidade Dez, Sucata Zero, coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recolheu 13 sucatas de veículos nesta terça (1º), nos bairros de Pirajá, Cajazeiras X, Vasco da Gama, Acupe de Brotas, Federação e Uruguai. A ação visa limpar as ruas da cidade e evitar diversos problemas ocasionados pelo abandono de materiais inservíveis nas vias públicas.
Executada pela equipe de fiscais da Semop, a operação, além de recolher, também notifica equipamentos em estado de carcaça. As equipes realizam rondas diariamente e em dias específicos acontecem os recolhimentos, que pode contar com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
De janeiro a novembro deste ano, a Semop emitiu 811 notificações de sucatas e outros equipamentos em ruas e avenidas da capital baiana. Do total, 709 foram removidos das vias, 359 unidades foram apreendidas pela Semop e 350 removidos pelos próprios proprietários após serem acionados pela pasta.
O chefe do Setor de Proteção da Estética da cidade, Roberto Guerreiro, pontua as motivações para remoção, que abrangem saúde, segurança e mobilidade. “Evita o acúmulo de água que produz vetores de doenças, animais e até indivíduos que usam essas sucatas para se esconder e praticar assaltos. Essas sucatas na calçada também dificultam a locomoção do transeunte e atrapalham o trânsito” explicou.
Solicitação – Qualquer cidadão pode solicitar remoção de sucata em via pública através do Fala Salvador, no telefone 156. O prazo para remoção é de, no máximo, 72 horas. A Semop retira apenas os carros sucateados – no caso de veículos abandonados, a responsabilidade é da Transalvador.
Para o objeto ser considerado sucata tem que ser bem inservível, ou seja, que não está servindo ao objetivo para o qual foi fabricado. Se for um veículo, precisa estar em condições de abandono, com vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, geralmente acumulando sujeira, água ou mato, sem motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos.