Nesta semana o bairro Nova Vitória foi o local de atuação de profissionais da Coordenação de Fiscalização (COF), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), para retirada de ocupações irregulares. A ação aconteceu na Rua Maria Meire, no entorno do Morro da Manteiga, área considerada de risco e que já passou por processo de revitalização.
A ação contou com oito servidores da Sedur e uma guarnição do 12º Batalhão da Polícia Militar. Para executar o serviço, foram utilizadas uma caçamba e uma pá carregadeira, maquinário cedido pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
A iniciativa resultou na retirada de 10 cercas, na demolição de seis casas em fase inicial de construção, além de outras três já em fase de acabamento e que não se encontravam habitadas. Outros quatro imóveis, entre eles três casas com famílias e uma igreja, foram identificados e notificados para desocupação.
Para o gestor da Sedur, Genival Seixas, “a ação visa não apenas proteger áreas verdes e coibir o uso indevido de terras públicas, mas acima de tudo garantir a segurança dos indivíduos que ocupam espaços com risco de acidente”, ponderou o secretário, ao lembrar que operações iguais a esta seguem como rotina da pasta e que já na próxima semana devem ocorrer novas, tanto na sede quanto na orla.