A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), está finalizando a requalificação da Avenida Adhemar de Barros. Neste momento, as intervenções estão 93% concluídas e a previsão é de que sejam entregues à população nos próximos dias.
Já foram instalados passeios em granito, redes de drenagem, pista de caminhada, ciclofaixa no canteiro central, vagas de estacionamento em piso intertravado, acessibilidade, bicicletário, bancos e equipamentos de ginástica. Além disso, também foi realizado o rebaixamento das redes de telecomunicações. Estão em fase final de obras a pavimentação, paisagismo e iluminação em LED.
Com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a intervenção, que se estende por 1,2 km da avenida que liga a orla de Ondina à Avenida Anita Garibaldi, possui investimento de R$11 milhões. A requalificação segue o conceito de ruas completas, a exemplo da intervenção na Avenida Sete de Setembro, e tem como prioridade resolver os antigos problemas de alagamento com um novo sistema de macrodrenagem, além de proporcionar mais conforto e bem-estar para motoristas, pedestres e moradores.
Residente na localidade, a estudante Airi Assunção, 21 anos, avaliou positivamente a requalificação. “Está ficando muito legal e bonita, apesar de ter trazido um pouco de transtorno. Vai ser melhor para quem usa bike e mais segura para os pedestres. Nós que moramos aqui ganhamos um novo espaço de lazer e foi muito bom que não cortaram as árvores”, comentou.
Adriele Oliveira, 32 anos, trabalha como assistente de sala em um laboratório de imagem localizado na Adhemar de Barros e também aprovou a reforma. “Agora está mais adiantada e melhorando muito. Gostei da reforma da praça e da pista nova, que traz mais conforto para quem anda de carro e ônibus. Espero que não alague mais aqui e que a gente tenha menos engarrafamento”, concluiu.