BAHIA EM REVISTA

Obra do BRT entrega elevado com tráfego liberado na avenida ACM

Mais uma intervenção viária, fruto das obras da primeira etapa do BRT de Salvador, na Avenida ACM, foi entregue à população.  O elevado Cidadela, que começa próximo da entrada do bairro da Polêmica e finaliza perto da antiga Comercial Ramos (sentido Parque da Cidade), passou a ter o tráfego liberado no final de semana e já proporciona grande melhora no fluxo de veículos na região. 

 

Sustentada por 60 vigas pré-moldadas, a estrutura possui 460 metros de comprimento e três faixas de tráfego, sendo duas em asfalto e uma em concreto que, futuramente, será apenas para ônibus do BRT. O acesso ao elevado tem sido a única opção para quem passa por esse trecho da via. 

 

Na prática, os motoristas não enfrentam – em um percurso de quase meio quilômetro – interferências provocadas pela obra: desvios, movimentação de equipamentos como escavadeiras e caminhões. Há outro elevado paralelo a este, no fluxo contrário, que está previsto para ser concluído em novembro. De acordo com o consórcio responsável pela construção do BRT, o elevado que fica na altura do Walmart  no sentido Shopping da Bahia está previsto para ser entregue neste final de semana, entre os dias 27 e 28. 

 

Neste mesmo ponto da avenida também há mais um elevado que está sendo construído no sentido oposto e que será inaugurado em setembro. Com isso, a primeira etapa do BRT terá um total de quatro elevados que, além de via expressa para automóveis, abrigarão estações do BRT e ciclovias. O projeto do novo modal ainda contempla três viadutos. Dois deles já foram entregues no chamado complexo João Gilberto, em dezembro passado, e ficam nas imediações do Parque da Cidade, no Itaigara.  Essas duas estruturas trouxeram melhoras significativas para o tráfego na localidade encurtando o trajeto de motoristas oriundos do Shopping da Bahia, que não precisam mais fazer o retorno para acessar o Itaigara pela Av. ACM, e para quem se dirige à Lucaia a partir do Itaigara. 

 

Outro viaduto está sendo construído ligando a Praça Newton Rique à estação do metrô da Rodoviária. Obras – As obras da primeira etapa do BRT estão 65% concluídas. As intervenções, que compreendem trecho de 2,9 km de extensão, ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô), estão previstas para ser totalmente concluídas até o final deste ano. 

 

O investimento é de R$ 212.781.070,50, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A implantação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.