Desde o início de fevereiro, o Parque Social vem capacitando 30 novos estagiários que atuarão na função de Agentes de Empreendedorismo, programa gerido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e pelo Parque Social, marcando o início de uma fase essencial para o fomento à economia circular nas comunidades da cidade. O momento de acolhimento e o início das capacitações acontecem no auditório do Parque Social, com a presença da diretoria da instituição e da coordenação e orientadores de campo do programa.
A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, destacou os desafios e as oportunidades que os novos agentes devem enfrentar, enfatizando que eles serão fontes de inspiração nas comunidades em que atuarão. “Acreditamos no potencial transformador do empreendedorismo nas comunidades. Isso possibilita um impacto positivo e duradouro nas áreas de atuação, fortalece laços essenciais e impulsiona o crescimento sustentável das comunidades. Seguimos com o compromisso de promover uma gestão que, junto com a Prefeitura, inspira e capacita, tornando-se um elemento-chave para o sucesso do programa”, declarou.
Treinamento – Durante o treinamento, os estagiários entram em contato com os temas Empreendedorismo no Contexto do Desenvolvimento Sócio Econômico; Desenvolvimento Comunitário; Mobilização como Estratégia de Atuação; Relacionamento Interpessoal e Comunicação; Formação de rede de parceiros; Gestão de Conflitos; Noções Contábeis e Finanças (fluxo de caixa, precificação, lucro, alternativas digitais para receber pagamento, benefícios da formalização, MEI, possibilidades de acesso à crédito); Marketplace; Vendas; E-commerce; e Ferramentas Digitais.
A dinâmica da capacitação é pautada no aprendizado prático, utilizando técnicas colaborativas, participativas e vivenciais. A carga horária total neste treinamento é de 30 horas, entre aulas teóricas e práticas, permitindo que os estagiários assimilem os conteúdos necessários para a execução das atividades, ao mesmo tempo em que contribuem para seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Os Agentes de Empreendedorismo atuarão em nove regionais da cidade, promovendo oportunidades e fortalecendo o empreendedorismo local. O papel dos Agentes é fomentar o desenvolvimento socioeconômico, oferecendo suporte aos empreendedores e potenciais empreendedores no acesso ao crédito e na aquisição de conhecimentos específicos para aprimorar seus negócios.
Funcionamento – O Programa Agente de Empreendedorismo é uma rede integrada, composta por profissionais e estudantes da área de Administração e Economia, com o objetivo de estimular o empreendedorismo nas diversas comunidades de Salvador, que vem atuando desde 2018 de maneira coordenada, buscando o apoio de parceiros para fortalecer as ações e alcançar resultados exitosos. O propósito do programa é fomentar o desenvolvimento socioeconômico, oferecendo suporte aos empreendedores e potenciais empreendedores no acesso ao crédito e na aquisição de conhecimentos específicos para aprimorar seus negócios.