BAHIA EM REVISTA

Novo Cras do Lobato fortalece ações de proteção social em Salvador

A rede de proteção social de Salvador passou a contar com uma nova estrutura de atendimento à população em situação de vulnerabilidade: o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Lobato, localizado na Rua Aterro do Joanes, 167. A estrutura, que tem capacidade para acolher 5 mil famílias, foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo.

O espaço beneficiará não apenas moradores do Lobato como localidades próximas, a exemplos do Alto do Cabrito, Calçada, Santa Luzia e Uruguai. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Cras conta com uma estrutura moderna e ampla para conforto da população. O imóvel possui recepção, três salas de atendimento, uma sala multiuso, espaço de convivência, sala para atendimento do CadÚnico, três sanitários, além de almoxarifado, copa e brinquedoteca.

Durante a entrega, o prefeito lembrou da função social dos Cras nas ações de assistência da administração municipal. “O Cras é a porta de entrada para os serviços de assistência social. E neste período pós-pandemia podemos ajudar aquelas pessoas que sofreram perdas, tiveram conflitos familiares. Aqui, as pessoas podem se cadastrar para receber aluguel social, o novo Auxílio Brasil, cestas básicas, além dos serviços de fortalecimento de vínculos que oferecemos e outras atividades. Dessa forma, essas pessoas podem melhorar, contando com a melhor orientação e retomar sua vida e o trabalho. Aproveitamos a estrutura da própria Prefeitura e garantimos atendimento para toda esta região, no enfrentamento aos efeitos colaterais da pandemia”.

O público-alvo do equipamento são famílias, membros e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do Programa Bolsa Família; em extrema pobreza e pobreza; privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).

A estrutura oferta atendimento gratuito com objetivo de promover a Proteção Social Básica, desenvolvendo ações com famílias e indivíduos para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, evitando que os cidadãos tenham seus direitos violados e possibilitando a superação de condições de vulnerabilidade.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.