As luzes se apagaram após 50 dias de atrações do Natal Salvador na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Foram cerca de quatro meses planejando fazer algo novo e surpreendente para a capital baiana, um Natal como nunca visto. O resultado foi a resposta dos soteropolitanos e turistas que passaram pelo local e ficaram encantados com as luzes e todo espetáculo preparado com carinho pela Prefeitura.
Salvador é uma das cidades que mais investiram em iluminação natalina no Brasil. Por isso, de acordo com o levantamento da Diretoria de Iluminação da Prefeitura, responsável pela iniciativa, 1.3 milhão de pessoas visitaram a praça.
Um dos pontos preferidos de quem visitou o Campo Grande foi a casa do Papai Noel, e com isso 150 mil pessoas conheceram o bom velhinho. Outra atração que despertou o interesse da criançada foi o Globo de Neve. No total, 15 mil crianças divertiram-se com o efeito da neve artificial. Segundo a Transalvador, 35 mil carros estacionaram na Zona Azul no perímetro da praça e 105 mil veículos ocuparam vagas extraoficiais.
O Natal Salvador apresentou diariamente atrações no palco da praça. Foram 92
atrações de diferentes instituições, entre escolas municipais e bandas de igrejas,
da Guarda Civil Municipal, Aeronáutica e do Exército, espetáculos em libras,
teatrais, de dança ou corais, contabilizando mais de 100 horas de apresentações
natalinas.
As redes sociais também ficaram movimentadas com fotos dos seguidores marcando a localização praça do Campo Grande e a hashtag: #natalsalvador. Mais de 100 mil publicações foram compartilhadas.
Ambiente gratuito – A praça virou um ambiente gratuito e aberto a todos os públicos: grupos de idosos, ciclistas, turistas de várias cidades do Brasil e também de fora do país, gente de hospitais e crianças com deficiência puderam sentir de perto o espírito natalino. Até ensaios de casamento foram feitos na praça.
O público teve a possibilidade de visitar ainda a Vila Natalina com 18 barraquinhas de artesanatos, artigos religiosos e gastronomia, além da árvore central de luzes dançantes em LED e a Catedral de Luz e Som, composta por 22 arcos e 20 mil metros de corda luminosa.
Para tudo se manter em ordem nos 50 dias de programação, uma equipe de mais de 350 pessoas envolveu-se com o processo de criação, manutenção e execução de toda a programação. Além de coordenar e acompanhar o bom funcionamento da praça, foram feitas rondas diárias para fiscalizar a iluminação natalina de toda a cidade.