BAHIA EM REVISTA

Museus do Ipac entram no clima do Novembro Negro com programação especial

Durante este mês, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Palacete das Artes e o Museu de Arte da Bahia (MAB) – todos equipamentos vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – trazem uma programação especial em homenagem ao Novembro Negro. A campanha é importante para as lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e a garantia dos direitos. Dentre as atividades, todas elas gratuitas, com exceção do Cinema do MAM, estão recital de piano, oficinas, palestras, exposições, concerto e debates.

Para a diretora do MAB, Ana Liberato, a mobilização promovida pela campanha do Novembro Negro é legítima e necessária para ressaltar o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao nosso país. “E os museus vinculados ao IPAC não podiam ficar de fora dessa. É importante lembrarmos que o Brasil é o país de maior população negra fora do continente africano. Estamos falando de empoderamento e representatividade, na luta constante pela igualdade e garantia dos direitos”, afirmou.

O Museu de Arte da Bahia (MAB) inicia a programação especial no dia 18 de novembro, às 15h30, com a edição do Projeto Leituras do Mundo, com Maria Inês Barbosa para falar sobre “A Luta Antirracista – Declaração e Programa de Ação de Durban”, por conta dos 20 anos da Conferência Mundial contra o Racismo realizada em Durban/África do Sul, em 2001.


No dia 20, data que se celebra a Consciência Negra, às 14h30, acontece o MAB Literário em um encontro das autoras Lilian Almeida e Helena Nascimento, com o poeta Elenilson, do coletivo Sur’art, para apresentar suas obras e debater a importância desta data. No mesmo dia, às 17h30, acontece o Recital de Piano a quatro mãos, com os músicos Tamara Pitágoras e Luis Carlos Sanches.


Em 24 de novembro, às 18h, com algumas peças de autores negros no repertório, os músicos do MAB Lírico apresentam um concerto especial para comemorar o Novembro Negro. Neste mesmo dia, entra em exibição no Instagram @museudeartedabahia a exposição virtual com fotos de Voltaire Fraga, que fazem parte do acervo do museu, retratando as baianas e seu cotidiano.


Já o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) participará do Novembro Negro ancorado no seu ‘Programa de Residências Artísticas’. Desta vez, convidou a Pinacoteca do Beiru (pinacotecadobeiru.art). O bairro, localizado entre o Cabula, Avenida Paralela, Mata Escura, Sussuarana e Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, tem mais de 80% da sua população autodeclarada afrodescendente. O ateliê da Pinacoteca do Beiru montado no MAM está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 13h às 17h. A residência artística também faz atividades pontuais, como as ‘Oficinas de Artes para Crianças’ aos domingos, nos dias 07 e 21, com duas turmas gratuitas: das 15h às 16h e das 16h às 17h.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.