BAHIA EM REVISTA

Morar Melhor chega a Mussurunga pela terceira vez e alcança 465 casas reformadas

Os primeiros dias de setembro começaram com mudança de vida e sonhos realizados para dezenas de famílias que vivem em Mussurunga. O programa Morar Melhor chegou ao bairro pela terceira vez e reformou mais 96 casas, proporcionando mais dignidade para os moradores que foram contemplados nesta etapa.

A entrega das intervenções foi feita pelo secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Francisco Torreão, em visita à localidade. Agora, o bairro soma 465 residências alcançadas pela iniciativa.

“O Morar Melhor já beneficiou 54 mil famílias em Salvador, desde quando foi criado em 2015, e tem promovido uma verdadeira transformação para famílias de baixa renda que não tinham condições financeiras de fazer qualquer tipo de reforma em seus lares. Não é à toa que esse programa é o mais desejado pela população e se tornou um exemplo para outros municípios do país” afirmou Torreão.

O programa municipal, coordenado pelo órgão, realiza um conjunto de obras de requalificação de acordo com a escolha dos próprios moradores, num valor de até R$ 11 mil por moradia. Os serviços vão desde nova pintura e reboco até a reforma completa do telhado ou a criação de novos cômodos, como banheiro e área de serviço, além da troca de portas, janelas, pia, vaso sanitário e outros itens essenciais.

Uma das moradoras contempladas pelo programa em Mussurunga, a vendedora de salgados Maria Jaciara Santos Ferreira, 36 anos, reside no bairro há duas décadas junto com o esposo, Jeferson, e mais três filhos. Ela recorda do drama de como era viver num imóvel cuja estrutura possuía baixo padrão construtivo.

“Minha casa molhava muito quando chovia e, por causa disso, precisei sair diversas vezes para me abrigar na casa de amigos e parentes. Passei muitas madrugadas tendo que sair da cama pra botar balde pra conter a goteira. Era a pior casa da rua. Mas o Morar Melhor veio e refez praticamente tudo. Estou muito feliz”, celebrou.

Funcionamento – O Morar Melhor segue critérios como precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE e na observação de campo; áreas com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; com maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e com maior incidência de mulheres chefes de família, entre outros requisitos. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Apenas este ano, já foram entregues mais de 3 mil residências reformadas pelo programa em 22 localidades. Além de Mussurunga, também estão na lista Palestina, Mirantes de Periperi, Calafate, Campinas de Pirajá, Santa Luzia do Lobato, Brotas, Pirajá, São Gonçalo, Arenoso, Santa Mônica, Narandiba, Engenho Velho da Federação, Bom Juá, Praia Grande, Bairro da Paz, Nova Constituinte, Rio Sena, Coutos, Calabetão e Lobato.

Input your search keywords and press Enter.