BAHIA EM REVISTA

Maio Laranja: Ação forma profissionais para combater violências contra crianças e adolescentes

 

Os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Reparação (Semur) participaram, na sede da pasta, no Centro, de uma capacitação sobre como ajudar a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) como parte da programação da campanha Maio Laranja, que visa alertar sobre a temática.

Esta é a terceira formação que os profissionais recebem sobre a temática. A titular da Semur, Ivete Sacramento, falou sobre a necessidade de prestarmos atenção às violências sofridas pelas crianças e agradeceu pela orientação dos profissionais.

“Às vezes a gente acha que a questão tá distante, mas não está. Precisamos aprimorar o olhar para identificar. Para além da comunidade, todos nós temos filhos e parentes e precisamos estar vigilantes contra estes abusos, além de saber como agir e o que fazer. É um assunto cruel e inimaginável, mas que acontece com frequência”, finalizou.

Na capacitação, foram debatidos assuntos como estabelecer com o público infantojuvenil diálogos de respeito, diferenças entre abuso e exploração sexual, além de formas de combate. Este ano, de acordo com informações apresentadas pela SPMJ, já foram registrados 53 casos de violência sexual com crianças e adolescentes na capital baiana.

A coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, foi responsável por provocar reflexões ao público. “O ambiente onde as crianças sofrem violência muitas vezes é onde deveriam ser protegidas. Na lei municipal sancionada em 2023, além de oficializar o Maio Laranja, tornou-se obrigatório que a campanha funcione durante todo o ano. Por isso atuamos incansavelmente nas escolas dando suporte, porque a escola é o lugar que mais identifica casos de violência contra o público”, pontuou.

 

Input your search keywords and press Enter.