Os futuros moradores da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, estão se preparando para dar mais um importante passo para garantir um futuro melhor: conquistar uma vaga no mercado de trabalho. A primeira fase do residencial foi entregue no último mês e, em breve, as famílias começarão a fazer a mudança. A iniciativa, intitulada “Geração, Emprego e Renda”, foi realizada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), durante toda esta quinta-feira (10), no Espaço Araketu, no mesmo bairro.
A ação é voltada para inserção dos membros da Guerreira Zeferina no mercado de trabalho e acesso aos serviços de distribuição de renda oferecidos pela Prefeitura. Na ocasião, foi ofertado o serviço de encaminhamento para o mercado de trabalho através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel).
A programação englobou ainda palestras e orientações sobre o ambiente profissional, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com orientações sobre estágio e primeiro emprego. Além disso, foi feita a abertura de novos cadastros para programas sociais como o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializados em Assistência Social (Creas).
Massoterapeuta e moradora da comunidade, Ana Paula, 45 anos, comemorou a iniciativa. Para ela, a ação da Prefeitura dá oportunidade para melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. “Passamos por situações muito difíceis, convivíamos na lama e não tínhamos acesso aos serviços mais básicos. Após o processo de urbanização da nossa comunidade, temos a oportunidade de uma mudança de vida, com o acesso a esses serviços oferecidos hoje”, destacou.