Salvador atingiu, nesta sexta-feira (8), 60% da população imunizada com a dose de reforço (3ª dose) contra a Covid-19. Conforme dados do Vacinômetro, mais de 1,7 milhões de habilitados já garantiram no braço o ciclo de imunização completo. Entretanto, as pessoas com 18 anos a mais que ainda não completaram o ciclo vacinal, ou seja 40%, devem comparecer a um dos postos de vacinação para estarem efetivamente protegidos.
“Considerando a possibilidade de novas variantes, quanto maior o índice de dose de reforço aplicadas, maior será a nossa segurança”, ressalta o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Decio Martins.
Para acelerar a imunização da população, a Prefeitura tem colocado em prática uma série de ações direcionadas, a exemplo dos mutirões de vacinação exclusivos para aplicação da vacina, inclusive, com a extensão dos horários de aplicação das doses. O percentual da cobertura com a primeira dose em Salvador está em 97%; e 94% é o total do público imunizado com duas doses.
O avanço da vacinação na capital baiana tem surtido efeitos positivos no número de infecções, que seguem em queda. Contudo, o titular da pasta ressalta que, para continuar com o êxito nos indicadores da vacinação, toda a população deve garantir o ciclo de imunização. “Não tem justificativa para os cidadãos não se vacinem por completo. Está mais do que claro o quanto as três doses no braço ofertam mais segurança na imunização de todos”, alerta Martins.