Inaugurado em 25 de março deste ano, o Hospital Municipal Veterinário de Salvador (HMVet), localizado em Canabrava, já realizou mais de 50 mil serviços diferentes, incluindo consultas, exames, internações e cirurgias para cães e gatos. Todos esses serviços são oferecidos de forma totalmente gratuita pela Prefeitura de Salvador, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
De 1º de abril até 22 de julho, foram realizadas 15.803 consultas e triagens, 6.817 exames de imagem, 22.437 exames laboratoriais, 1.754 internações, 8.931 administrações de medicações e 1.114 cirurgias, sendo 311 somente nesse mês de julho. De acordo com o titular da Secis, Ivan Euler, o equipamento busca trazer uma melhor qualidade de vida para os pets e maior tranquilidade para os tutores. “O Hospital Veterinário de Salvador nasceu para suprir uma demanda até então reprimida da população e isso se nota pelos altos números de atendimento nesses primeiros meses”, afirma.
O hospital oferece uma ampla gama de serviços, incluindo consulta clínica médica, cirurgias gerais em tecidos moles e ortopedia, exames de imagem como raio-X, ultrassom e eletrocardiograma, além de exames laboratoriais para função hepática, colesterol e fisiologia. Também são realizados internamentos e tratamentos especializados em infectologia, incluindo citologia e raspado de pele quando necessário. Os animais recebem cuidados contínuos até que tenham condições de ir para casa, e os tutores podem visitá-los durante a internação.
Avaliação – A diretora do HMVet, Sheila Freitas, conta que os feedbacks dos tutores nesse período têm sido positivos. “O impacto para Salvador é extremamente positivo. No começo, muitos falavam que não havia laboratórios suficientes, mas estamos aumentando o número de colaboradores, tanto na clínica quanto na área de cirurgia para melhorar a dignidade dos atendimentos. Daqui para frente, a tendência é continuar melhorando”, analisa.
A técnica de enfermagem Denise Santos levou o cachorrinho Joe pela primeira vez ao hospital para investigar por que ele vinha passando mal e elogiou a organização do local. “Foi uma das melhores coisas que Salvador já fez. Merece outra unidade dessas”, afirmou.
A tutora Maria Cláudia Lima levou o gatinho de estimação ao hospital devido a uma obstrução urinária, e destacou a importância de ter um hospital veterinário em Salvador. “Financeiramente não tenho como pagar uma clínica particular, que é caríssima. Então, ajuda muito, porque nem todo mundo pode pagar um veterinário para as consultas dos seus animais”, completa.