BAHIA EM REVISTA

GCM oferece Curso de Formação Profissional para guardas do interior

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador está ministrando o Curso de Formação Profissional para 825 guardas civis de 16 municípios da Bahia: Esplanada, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Brejões, Cachoeira, Cruz das Almas, Maragogipe, Nazaré, Nordestina, Santa Inês, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vera Cruz. A capacitação ocorre após a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a GCM de Salvador e as guardas civis das cidades participantes.

Seguindo a matriz curricular da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o curso tem carga horária de 476 horas e se divide em aulas teóricas, transmitidas de forma remota, e práticas. As capacitações acontecem concomitantemente à formação presencial de dez agentes da GCM de Salvador e ambas as atividades devem ser concluídas em junho deste ano.

Motivação – Gerente de Desenvolvimento Humano da GCM de Salvador, Rodrigo do Carmo é o idealizador da iniciativa e contou como ela foi concebida. “Como instrutor, conheci a realidade da Bahia. Assim que assumi a gerência, responsável pela qualificação dos agentes, propus ao inspetor-geral, Marcelo Silva, ajudar as cidades do interior na capacitação dos guardas, através do nosso Centro de Formação. Ele me perguntou se era possível e eu respondi que sim”, relatou.

Através da parceria, a GCM de Salvador oferece os instrutores para ministrar as aulas, e as Prefeituras das cidades do interior custeiam o deslocamento dos guardas civis para a capital baiana. Carmo acrescentou que a formação foi oferecida para as 16 cidades que possuíam uma GCM com CNPJ e centros de formação próprios, requisitos para a assinatura do termo de cooperação.

Aulas práticas – O gerente explicou ainda que o curso tem 36 disciplinas teóricas, de Direito Constitucional a Movimentos Sociais. Os conhecimentos fundamentais que um agente da GCM deve aprender para cumprir sua missão são a legislação que ampara a atuação da guarda, bem como os procedimentos operacionais, a exemplo das técnicas de patrulhamento e imobilização.

Daniel Trindade, comandante da GCM de Cruz das Almas, contou que há muito tempo os agentes do município esperavam pelo Curso de Formação Profissional. “Este curso valoriza o profissional e o serviço para a sociedade. É extremamente didático, com instrutores muito capacitados, um dinamismo impossível de ser aprendido só nos livros e proporciona um crescimento já visível para os formandos. Mais uma demonstração de por que a GCM de Salvador é uma referência nacional”, enalteceu.

 

 

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.