BAHIA EM REVISTA

Foliões são diagnosticados com HIV, sífilis e hepatite no Carnaval

Mais de 160 pessoas procuraram voluntariamente os dois módulos do Fique Sabendo nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro) no primeiro dia de funcionamento do projeto, nesta sexta-feira (17). Ao todo, foram realizados mais de 600 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) como HIV, sífilis e hepatites.

 

Desse total, três diagnósticos foram positivos para HIV, 26 reagentes de sífilis e quatro para Hepatite B e C. Entre os detectados para sífilis, apenas nove aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina – a medicação é exclusiva para esse perfil de paciente. Os demais com sorologia positiva são encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde.

 

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, ressalta que os profissionais estão empenhados em realizar o acolhimento dos pacientes positivados, a fim de acolher e orientar da melhor forma possível. “Aliada à estrutura do Carnaval, temos na nossa rede os Serviços de Atendimento Especializado, locais preparados para oferecer o tratamento necessário ao paciente diagnosticado”, pontua a gestora.

 

A médica infectologista Adielma Nizarala explica que é importante acabar com a cadeia de transmissão da doença, especialmente da sífilis, que segue liderando historicamente o número de pessoas acometidas com alguma infecção. “É fundamental que, após a detecção da infecção, o reagente aceite a medicação, que não impedirá de ter uma vida normal, inclusive durante a folia. Será uma proteção individual e coletiva, em respeito ao próximo parceiro ou parceira. Aliado a isso, o uso do preservativo, distribuído gratuitamente nos nossos módulos, deve ser indispensável”.

 

Quanto à predominância de gênero nos postos Fique Sabendo, os homens são maioria nos atendimentos, com 112 pessoas do sexo masculino que realizaram o teste, enquanto 50 mulheres buscaram o módulo. “Os homens estão quebrando o estigma de que geralmente estão mais afastados dos cuidados com a saúde, sobretudo os atendimentos preventivos e de diagnóstico. Esse ano, os homens estão liderando a busca pelos exames, o que é muito positivo”, explica a coordenadora do Laboratório Central do município, Olivete Borba.

 

Os baianos e turistas que curtem o Carnaval de Salvador podem encontrar os módulos do Fique Sabendo, das 9h às 21h no Largo da Piedade (Circuito Osmar), e de 10h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra (Circuito Dodô). No local, além dos testes, é possível encontrar também preservativos e lubrificantes em gel.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.