Agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) retiraram 68 toneladas de resíduos sólidos no primeiro dia de Carnaval em Salvador, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro), Batatinha (Pelourinho) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina). A operação teve início na madrugada desta sexta-feira (17), após a passagem dos trios.
O órgão conta com mais de 3 mil profissionais e cerca de 240 equipamentos de limpeza. Só no circuito Dodô foram coletadas aproximadamente 13,3 toneladas de materiais. Já nos circuitos Osmar e Batatinha, foram removidas cerca de 53,2 toneladas. No Mestre Bimba, 1,6 tonelada foi coletada.
Centrais – Nas oito centrais de apoio às cooperativas espalhadas pelos circuitos foram coletadas aproximadamente 7,2 mil toneladas de resíduos para serem reciclados, sendo cerca 4,8 mil toneladas de alumínio e aproximadamente 2,3 mil toneladas de plástico. Já na operação “Plástico é Vida, reciclando na avenida”, a Cooperbari, com apoio da Limpurb, conseguiu recolher 2,28 toneladas de plástico.
Vandalismo – Para o Carnaval, 3,2 mil banheiros químicos e 90 contêineres climatizados foram disponibilizados para atender aos foliões. No entanto, diversas estruturas sofreram com ações de vandalismo. Foram 107 casos de depredação em banheiros químicos, entre os maiores atos estão: roubo de tubos do suspiro da caixa de dejeto (40 ocorrências), sanitários furtados (33 registros), portas danificadas (16) e caixas de dejetos danificadas (8).