Para melhor atender e orientar o soteropolitano no período da pandemia de coronavírus, a Prefeitura, além do 156 – Fala Salvador, criou mais um canal de comunicação que também funciona 24h, o 160 – Disque Coronavírus. Juntos, os serviços direcionados à Ouvidoria Geral do Município (OGM) receberam quase 180 mil ligações, entre os dias 15 de março e 12 de abril. Durante este primeiro mês, a média diária de ligação recebida é de 6.170 mil. Nesse mesmo espaço de tempo, foram registradas 60.837 mil demandas.
“Estamos procurando atender, na medida do possível, todas as solicitações. Abrimos nossos canais de comunicação para atender a população, como o 160, assim como o Portal Fala Salvador e as redes sociais da Ouvidoria. A Prefeitura tem somado esforços com todos os órgãos fiscalizadores no intuito de fazer valer as determinações municipais”, destaca o ouvidor-geral Humberto Viana. Ele ainda chama a atenção para a importância da consciência coletiva quanto ao cumprimento das medidas de isolamento e distanciamento social.
Demanda por informação – Entre as solicitações mais frequentes estão as informações e orientações que totalizam 55,78% dos chamados. Já as solicitações de serviço e denúncias alcançaram 41,53% das ligações. Com índices menores estão o percentual de reclamações, que é de 1,44%; os serviços emergenciais, totalizando 0,77%; sugestões, com 0,44%; e os elogios, que contabilizam 0,03%.
De acordo com a OGM, as demandas mais comuns estão relacionadas aos estabelecimentos que não estão cumprindo o decreto de fechamento, aos benefícios sociais da Prefeitura e denúncias de aglomerações nos bairros, com bares abertos, consumo de bebida e atividade sonora.
Ainda segundo a Ouvidoria, é importante que as pessoas aguardem o atendimento e passem informações com o máximo de detalhes possível. O número 160 é exclusivo para as questões do coronavírus. Para aquelas que precisam solicitar por serviços rotineiros da cidade, é importante utilizar o Portal Fala Salvador, no endereço www. falasalvador. ba. gov. br .