Os grandes eventos culturais da cidade, o início da temporada de cruzeiros e o tempo mais firme são os ingredientes que contribuem para o aquecimento do turismo em Salvador antes mesmo da chegada oficial do verão. Desde o início do mês até o dia 30, a cidade está tendo atividades diárias que integram a programação do Novembro Salvador Capital Afro.
Aliado a esse calendário, a chegada do primeiro navio de grande porte com turistas, o MSC Seaview, chegou à capital baiana trazendo 5 mil passageiros para conhecerem o que a primeira capital do Brasil tem de melhor.
Além disso, segundo o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Márcio Franco, já é possível perceber um impacto direto na ocupação dos hotéis, com uma taxa de reservas que já ultrapassa os 85% em várias regiões da cidade.
“Muitos estabelecimentos, especialmente aqueles localizados no Centro Histórico, na Barra e no Rio Vermelho, registram ocupação praticamente total para os principais finais de semana de novembro. Esse aumento expressivo é um reflexo da força e da atratividade que as nossas festividades exercem sobre os turistas que buscam experiências autênticas e imersivas”, afirma.
A expectativa, segundo ele, é de que esses turistas não apenas conheçam os vários espaços culturais da cidade, mas também movimentem o comércio local, valorizando os produtos, restaurantes e toda a rede de serviços que Salvador tem a oferecer. “Este momento ressalta a importância da cultura como um vetor de desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para a nossa população”, complementa.
Cruzeiros – Para a temporada 2024/2025, são esperados 230.163 passageiros em 61 navios com rota na capital baiana. O gasto médio do passageiro com a compra da viagem é de R$ 5.268,65 com duração média de 4,7 dias. Na economia local, o gasto médio é de R$ 668,91 o que proporciona uma injeção de aproximadamente R$ 155 milhões.
“Com o aumento das escalas e da capacidade de passageiros, a temporada de cruzeiros gera receita direta para o comércio, rede hoteleira, serviços de alimentação e transporte, além de contribuições para o setor de artesanato e as atrações culturais. Com as novas escalas programadas e a ampliação da infraestrutura portuária, a expectativa é de um impacto econômico ainda maior, consolidando Salvador como um polo estratégico no turismo de cruzeiros e fortalecendo a economia regional com novas oportunidades de negócios e geração de empregos”.
Restaurantes – De acordo com Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel), os bares e restaurantes já começam a procurar mais mão de obra nesse período e também a qualificá-la para que, ao chegar no verão, já esteja tudo sobre controle para atender à demanda que aumenta.
“Agora já no mês de novembro, com o tempo mais firme e início da temporada de cruzeiros, já começamos a perceber um aumento de fluxo. Em dezembro, já temos propriamente um fluxo maior. Temos uma expectativa de que o movimento aumente 10 a 15% em comparação ao verão passado. Quando comparado ao restante do ano, ao período de baixa estação, sempre temos um aumento médio de 20 a 25%. É um aumento significativo e precisamos nos preparar, preparar a estrutura do restaurante e preparar a mão de obra também para poder atender bem aos nossos clientes nesse período”.
Hotéis – Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Bahia (ABIH-BA), conta que o setor está vindo de um período de superação dos índices de ocupação em relação aos anos anteriores, com elevação da ocupação e da diária média, superação que começou no segundo semestre do ano passado. E a expectativa para o verão é de que haja alta dos índices em comparação ao ano passado.
Agenda – Até o carnaval, a cidade tem uma programação intensa, que segue com o Natal Salvador e o Festival Virada Salvador, em dezembro, com os ensaios de verão e o pré-carnaval até culminar de fato com a folia momesca.