BAHIA EM REVISTA

Apenas 7% das bonecas fabricadas no Brasil são negras

No Brasil, segundo o IBGE, cerca 50% da população se declara negra. No entanto, é a perceptível a ausência de bonecas negras nos pontos de vendas de brinquedos. Diante da necessidade de trazer esse debate à tona e incentivar a maior representatividade das crianças negras, a organização não governamental Avante, por meio da campanha “Cadê nossa boneca?”, analisou, pela segunda vez, fabricantes de brinquedos do país detectando que apenas 7% de todas as bonecas fabricadas no Brasil são negras.

Segundo especialistas, o processo de autoidentificação que acontece durante o processo de brincar fundamental para o desenvolvimento da autoestima das crianças. Considerando tais aspectos, a campanha Cadê Nossa Boneca nasceu em 2016, com o objetivo de chamar atenção sobre a falta de diversidade nas prateleiras das lojas brasileiras. Um dos principais desafios para a campanha foi encontrar dados sistematizados e precisos sobre a fabricação e comercialização de bonecas negras no mercado brasileiro. Com a intenção de entender as nuances desta situação no mês de julho de 2016, foi realizada a primeira pesquisa online analisando os sites de fabricantes e revendedores de brinquedos para levantar a quantidade de bonecas negras disponíveis para compra online.

Em março de 2018 o levantamento foi realizado pela segunda vez, na intenção de entender a evolução no processo de fabricação e venda de bonecas negras no Brasil. Novamente, foram analisadas as bonecas produzidas pelos fabricantes de brinquedos associadas à ABRINQ (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos), repetindo a metodologia utilizada no levantamento realizado em 2016. Foram visitados os sites de todos os associados e então contabilizados o total de bonecas negras e brancas em seus inventários. Do total dos agora 31 associados, 26 foram analisados. Cinco estavam com site fora do ar ou não eram fabricantes de bonecas.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.