BAHIA EM REVISTA

Escola municipal no Engenho Velho da Federação ganha quadra poliesportiva requalificada

Os 355 alunos da Escola Municipal Makota Valdina, no Engenho Velho da Federação, passaram a ter uma quadra poliesportiva totalmente requalificada, coberta e com equipamentos modernos. A iniciativa integra a estratégia da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para reforma desses espaços em unidades de ensino, estimulando a prática esportiva, lazer e convivência.

“Chegar a um espaço como este, completamente transformado, e sentir a energia de todos, é gratificante. Uma quadra como esta traz diversas potencialidades, como o fortalecimento desse vínculo da comunidade com a escola. E tudo isso é motivo de muita felicidade, o que nos faz avançar ainda mais nesse trabalho de requalificação de escolas na capital baiana”, frisa o titular da Smed, Thiago Dantas.

A quadra tem 112 m² de área e está à disposição dos estudantes para realizarem atividades físicas e outros eventos voltados à comunidade escolar. Com investimentos de R$ 452,6 mil, o equipamento ganhou cobertura metálica, alambrado, reforma do piso, traves de futebol, equipamentos esportivos, estruturas para basquete e vôlei, além de pintura completa. A diretora da Makota Valdina, Márcia Cristina, celebrou o fato de a unidade possuir um espaço adequado para uso dos alunos.

“A quadra é o único espaço de entretenimento para esses meninos. Logo, é um equipamento de suma importância. A expectativa é enorme e está chamando atenção de toda a comunidade, que também poderá utilizá-la. Temos aqui um projeto de capoeira, que atua na escola há mais de 20 anos, no contraturno das aulas. Agora, com quadra coberta, o trabalho deles junto à comunidade será realizado de forma ainda mais segura”.

Ana Cristina é professora veterana da escola, com 26 anos de atuação, e lembrou de como a unidade escolar era no início. “Quando cheguei, ainda não tínhamos essa quadra, que foi uma conquista muito comemorada. As crianças sempre pediam um espaço como este para diversão e prática esportiva. Hoje, tanto nós como a comunidade estamos muito felizes com o investimento feito”.

Referência – A Escola Municipal Makota Valdina leva o nome da educadora e ativista baiana que lutou pela igualdade de direitos, preservação e valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro.

Coordenador de Relações Étnico-Raciais da Smed, Eduardo Santana lembra que a obra feita na escola é também um importante momento para homenagear a ativista, falecida em 2019.

“Estamos falando de uma educadora, mulher negra que sempre foi uma grande referência na luta contra o racismo. É muito importante cuidar dessa escola que tem um grande significado para nossa comunidade. Além de ser importante para os estudantes, a quadra faz esse link a partir dessas aulas de capoeira, da educação e dos saberes ancestrais “.

Um dos alunos da escola, Thiago de Souza, de 11 anos, celebrou a entrega do equipamento. “Era algo que a gente sentia muita falta, e que agora temos mais esse espaço para brincar e praticar esporte. Quando chovia, era impossível jogar bola aqui, e isso deixava todo mundo triste. Agora, temos uma quadra muito bonita, coberta, com arquibancada, vestiário, e tudo que temos direito”.

Input your search keywords and press Enter.