Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando estados e municípios a comprarem a vacina contra a Covid-19, o prefeito Elinaldo se reuniu com o secretário da Saúde, Elias Natan, o subsecretário Luiz Duplat, e parte da equipe da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, bem como com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, para discutir a compra da vacina para o município.
Em decisão julgada na terça-feira (23), o STF autorizou a compra da vacina por parte dos estados e municípios, condicionando-a apenas no caso do Plano Nacional de Vacinação ser descumprido pelo Governo Federal ou na insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A decisão também é válida para os casos no qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não conceder a autorização em até 72h para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.
Ciente do cenário, o prefeito Elinaldo já determinou que a Sesau faça contato com os laboratórios. “Natan já iniciou o contato com os laboratórios e o primeiro foi a Pfizer. Eu já deixei todo corpo técnico da prefeitura envolvido nos processos de compras em estado de alerta para proceder com a compra imediata assim que os laboratórios estiverem autorizados a vender”, afirma Elinaldo.
O prefeito também ressaltou que o Estado precisa liderar o processo pela busca de unidade entre os prefeitos. “Se os municípios se unirem para comprar no formato de consórcio todos saem ganhando. Mas, isso depende do Governo do Estado liderar esse processo. Mas, caso isso não ocorra, nós iremos garantir sim, a imunização de todo público-alvo de nossa cidade. Hoje temos 40 pontos de vacinação possíveis. E se necessário for, iremos aumentar”, ressalta Elinaldo.
Focado no enfrentamento à pandemia desde o primeiro momento, o secretário Elias Natan afirma que, “iremos assegurar gradativamente a imunização de todos em Camaçari. O prefeito está garantindo orçamento para isso. Nossa equipe já está em contato com os laboratórios. Estamos deixando tudo pronto para quando os laboratórios puderem vender aos municípios, façamos a compra imediatamente”.
Outras medidas para o enfrentamento da Covid-19 que estão em andamento em Camaçari é a ampliação, nos próximos dias, de 10 para 15 leitos de UTI no Hospital Santa Helena; a contratação de mais cinco leitos de UTI e de 10 leitos clínicos através de termo de credenciamento; e a reativação, através de chamamento público, do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus com mais 20 leitos clínicos e demanda aberta para atendimento a pacientes sintomáticos.