BAHIA EM REVISTA

Curso de inclusão digital capacita jovens surdos para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Salvador formou a primeira turma do curso de Inclusão Digital para Jovens e Adultos Surdos. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) visa capacitar a comunidade surda para o mercado de trabalho e o acesso à informação digital. Com o curso, jovens surdos puderam desenvolver habilidades essenciais, como o uso de e-mails, elaboração de currículos e navegação em sites, promovendo a inclusão digital e social.

Rosângela de Santos, professora bilíngue e responsável pela formação, destacou a importância de ensinar noções de informática básica, como a criação de planilhas e apresentações em PowerPoint. “É fundamental que eles possam estar preparados para o mercado de trabalho, sabendo responder e-mails formais e criar documentos profissionais”, afirmou. Com uma metodologia acessível, o curso incluiu traduções em Libras e apoio de intérpretes para garantir que todos os alunos compreendessem o conteúdo.

Regiandre Silva, intérprete de Libras, complementou que, além de apoiar o aprendizado, o curso representa uma chave de acesso à inclusão. “Este curso abre portas para que pessoas surdas possam se inserir digitalmente na sociedade, que hoje é cada vez mais tecnológica”, explicou. A acessibilidade digital, portanto, vai além do aprendizado técnico, garantindo uma participação igualitária nos serviços públicos e no mercado de trabalho.

A mãe de uma das alunas, Adriana Moraes, técnica em patologia clínica de 47 anos, também esteve presente na cerimônia de formatura e enfatizou a relevância do curso para o futuro de sua filha. “Tudo hoje é digital, e este curso é essencial para que ela possa se desenvolver e competir em igualdade com outros profissionais”, afirmou emocionada. Para ela, a oportunidade oferecida pela Prefeitura é uma porta aberta para o crescimento pessoal e profissional de sua filha.

A segunda turma, que está com inscrições abertas, começará na próxima semana, com vagas limitadas. Os interessados podem buscar mais informações no instagram @compedsalvador. “Queremos continuar oferecendo formação para jovens surdos, garantindo a todos o direito de aprender e se inserir no mundo digital”, afirmou Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre.

 

Input your search keywords and press Enter.