O domingo foi de muita diversão para adultos e crianças que foram à Avenida Magalhães Neto participar das atividades do evento Maio Amarelo: Condutores do Futuro, promovido pela Transalvador, em parceria com a Saltur e a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel). O evento, realizado durante todo o dia, marcou o fim das ações do Maio Amarelo, mês dedicado a alertar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro.
Durante o evento, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre a segurança, sinalização e respeito às leis de trânsito. A primeira atividade do dia foi a Corrida Kids, que contou com a participação de crianças de 2 a 10 anos, seguida pela Volta do Futuro, quando as crianças e seus pais participaram de um passei ciclístico pelo local, uma volta de aproximadamente 1,8km. Após o passeio, todos puderam assistir a uma palestra sobre como se comportar adequadamente no trânsito, realizada pela equipe de Educação para o Trânsito da Transalvador.
A criançada também pôde brincar nas mini pistas educativas, montadas com diversos tipos de sinalização, onde elas aprenderam o significado de cada uma delas, como as placas de pare, velocidade máxima, e o respeito à faixa de pedestres. “Nossa intenção com este evento é educar desde cedo as crianças, que são nossos condutores do futuro, sobre as regras e leis de trânsito. Além de aprenderem um pouco mais sobre o assunto, elas levam os ensinamentos para seus pais, propagando a idéia inicial do evento, que é alertar a sociedade para importância de fazer do nosso transito um lugar mais seguro”, disse Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador.
Durante a tarde, a escritora Emília Nuñez, autora do livro Felicidade Bicicleta: Uma ode às coisas simples da vida participou de uma roda de conversas com pais e crianças, além de conceder autógrafos aos que adquiriram seu livro no local. Edilza Nascimento, que levou a neta Stephanie, de 4 anos, elogiou a iniciativa para que a neta aprenda desde cedo sobre o que é certo e errado quando se trata de trânsito. Já Stephanie disse ter se divertido muito no evento. “Gostei de brincar e de andar de bicicleta”, contou quando questionada sobre a atividade que mais tinha gostado.
Para Jorge Raimundo da Silva, pai das gêmeas Eduarda e Fernanda, de seis anos, o evento foi de grande importância, pois as crianças puderam aprender um pouco mais sobre o trânsito, de forma lúdica e descontraída. “As estatísticas mostram que muitas pessoas morrem no trânsito, e essas atividades que elas participaram aqui hoje são muito importantes para que elas aprendam desde cedo a se comportarem de forma segura”, contou. Ambas estavam utilizando equipamento de segurança para andar de bicicleta, como capacete e joalheira. “A gente tem que ensinar desde cedo sobre segurança para evitar que elas se machuquem”, contou.