Depois de passar por várias cidades brasileiras, o maior evento de arte urbana do mundo chega à capital baiana pela primeira vez. A 13ª edição da CowParade Brasil tem lançamento marcado para esta terça-feira (16), às 10h, no Museu Náutico da Bahia – Forte de Santo Antônio da Barra, no Farol da Barra.
Estarão presentes na coletiva de lançamento do CowParade Brasil o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; a madrinha da exposição, Rosário Magalhães; Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora; e Miguel Jarros, diretor de Operações e Marketing da Extrafarma, patrocinador oficial do evento.
Com apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a mostra envolve 60 esculturas feitas em ?bra de vidro e tamanho natural em formato de vaca, personagem símbolo da mostra que acontece há mais de 20 anos ao redor do mundo. No Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém já receberam a intervenção artística.
Durante o evento de lançamento, haverá uma performance da grafiteira Sista Katia, convidada para pintar uma obra ao vivo. Na ocasião, será anunciada a abertura oficial do edital de seleção para a participação de artistas regionais de diversos segmentos, que deverão se inscrever e submeter projetos para pintarem uma das obras. As inscrições poderão ser feitas através do site www. cowparade.com.br até o dia 2 de agosto.
As obras serão espalhadas em locais públicos e privados de acesso público, a partir de 11 de outubro e segue até 20 de novembro. Após a exposição, as obras serão leiloadas e o valor arrecadado doado para instituições beneficentes selecionadas.
Caráter beneficente – Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social como Fundação Abrinq, Fundação Gol de Letra, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Rio Inclui, Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (Avao), entre outras.
Ao redor do mundo, mais de 10 mil artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.