No melhor estilo Botafogo, com emoção, drama e intensidade até o fim. O Fogão fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Vasco no último lance, com Carli, e conquistou o título ao vencer por 4 a 3 nos pênaltis.
No primeiro tempo, jogo truncado e fechado. O Vasco se postou defensivamente e amarrou o jogo, dificultado as ações do Botafogo. Aos 37 minutos, Fabricio deu entrada forte, no tornozelo de Luiz Fernando, e recebeu o cartão vermelho, deixando o Botafogo com um jogador a mais.
Mas foi no segundo tempo que a pressão aumentou. Kieza, aos 4, quase fez de cabeça, vencendo Martin, mas parando em Erazo. Aos 6, Rabello cabeceou para fora. Aos 11, pênalti claro ignorado de Galhardo em Carli. No rebote, Renatinho soltou a bomba e Martin Silva espalmou.
Já na reta final, aos 47 Valencia foi expulso. Parecia que não dava mais. Porém, o Botafogo acreditou e fez o gol decisivo aos 50 Após cruzamento na área, Carli aproveitou o rebote e mandou para a rede.
A decisão foi para os pênaltis. Brenner, Gilson, Marcinho e Renatinho converteram para o Fogão, Gatito pegou as cobranças de Werley e Henrique.